- PUBLICIDADE -

Pesquisa Opinião Exata aponta que 70% da população quer a volta de Ibaneis Rocha

Levantamento feito pelo Instituto Exata Opinião Pública mostra que o brasiliense quer o retorno imediato do governador Ibaneis ao cargo

O Instituto Exata Opinião Pública divulgou nesta terça-feira (14) levantamento com o objetivo de avaliar o momento político do Distrito Federal. Com base nos dados apresentados, podemos observar que a maioria dos entrevistados optou pela volta imediata de Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo de governador do Distrito Federal, com 41,2% das respostas.

Em segundo lugar, aparece a opção de Ibaneis voltar antes do início de abril, com 11,2%. Já 17,4% dos entrevistados preferem que o governador fique afastado até o início de abril, enquanto 25,5% acreditam que Ibaneis deveria ser afastado definitivamente do cargo.

Observa se que há uma parcela significativa de entrevistados que acreditam que Ibaneis deveria ser afastado, seja temporariamente ou definitivamente. No entanto, a opção mais escolhida foi a volta imediata ao cargo, o que pode indicar uma postura mais pragmática por parte dos entrevistados, que buscam uma solução rápida para a situação.

Ibaneis está afastado do cargo há 65 dias, mesmo sem ter nenhum envolvimento com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, conforme investigações feitas pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República.

Em resumo, a pesquisa aponta que mais de 70% da população do DF exige a volta de Ibaneis Rocha. O governador foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Decisão essa que vem sendo contestada nos meios político e jurídico, pois não existiria motivação nem respaldo legal para Moraes manter o afastamento.

O Instituto Exata OP fez o levantamento entre dos dias 09 e 11 de março e ouviu 1.905 pessoas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Bolsonaro, Anderson e Dino são apontados como culpados

Em outra parque da pesquisa, o instituto fez uma pergunta foi direta: “Quem você acha que foi o maior culpado pelos atos que aconteceram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro?”

Os participantes puderam escolher entre oito opções, incluindo uma resposta para “nenhum culpado, pois não tinha como prever o acontecido” e uma opção para “não sabe
responder”.

De acordo com os resultados, a maioria das pessoas entrevistadas acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o maior culpado pelos atos, com 25,4% das respostas.

Em segundo lugar, aparece a opção “nenhum culpado, pois não tinha como prever o acontecido” com 16,7% das respostas.

Em terceiro lugar, o Secretário de Segurança Anderson Torres, com 13,1%, seguido pelo Ministro da Justiça Flávio Dino, com 12,8%.

O governador Ibaneis Rocha recebeu 7,7% das respostas, enquanto o comando da PM e do Exército receberam 3,6% e 2,5% das respostas, respectivamente.

A opção “NSR” (não sabe responder) foi escolhida por 15,9% dos A partir desses resultados, é possível inferir que há uma opinião diversa sobre os responsáveis pelos atos na Esplanada dos Ministérios, com uma parcela significativa das pessoas entrevistadas acreditando que ninguém é culpado, pois não era possível prever o ocorrido.

Além disso, a opção “NSR” indica que uma parcela significativa dos entrevistados não tem uma opinião formada sobre o assunto.

Com informações portal do Callado

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -