PCDF deflagra operação contra blog que faz ataques a políticos

O endereço na web está em nome de um preso do sistema penitenciário. Mandados são cumpridos na capital federal

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Abscôndito nas primeiras horas desta sexta-feira (11/9). Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um blog de notícias chamado “De Olho no Poder”. A página faz diversas publicações com ataques pessoais e políticos. Os investigadores descobriram que o endereço na web está em nome de um preso do sistema penitenciário.

A investigação é conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo os investigadores, a partir de junho deste ano, a delegacia passou a receber diversas ocorrências relacionadas a crimes contra honra cometidos por meio do site.

Quatro pessoas diretamente ligadas à atividade política no Distrito Federal e duas com atuação em escalão superior na administração direta e indireta formalizaram a denúncia.

Página está em nome de um interno do sistema penitenciário Reprodução. Algumas reportagens eram assinadas por um suposto jornalista investigativoReprodução

Durante pesquisa realizada junto às matérias publicadas no site, os policiais verificaram que a grande maioria dos artigos não indica o responsável pelo respectivo texto, sendo que somente em três publicações a matéria foi creditada a um suposto jornalista investigativo de nome Rafael Guimarães.

A ocultação da pessoa responsável pela elaboração dos artigos impediu as vítimas de promoverem ações cíveis e penais em relação aos respectivos crimes contra honra.

Com o avanço da investigação, constatou-se que o site está registrado em nome de um homem que atualmente cumpre pena, em regime fechado, em um dos estados da Federação pelos crimes de receptação, furto de veículo, roubo a transeunte, tentativa de homicídio, falsa identidade, porte de arma branca, porte de drogas e uso de documento falso.

A investigação, entretanto, demonstrou que o site, apesar de estar em nome de um interno do sistema prisional, seria administrado por pessoas que moram no DF.

Equipes da DRCC cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços de pessoas físicas e em empresa relacionadas à administração do blog. O nome da operação significa escondido, coberto ou clandestino.

Metropoles.com

Artigo anteriorCom contas em dia, GDF mira nas obras
Próximo artigoMedida Provisória n.º 971/2020 – Aumento das Forças de Segurança do DF. Saiba quais emendas poderão ser aprovadas