- PUBLICIDADE -

Para destruir Brasília, PT nacional orienta bancada votar contra o Fundo Constitucional do DF

A saga de Lula, Capelli e Rollemberg em tornar o Distrito Federal um caos com a proposta de corte nos recursos do Fundo Constitucional do DF não tem limites

Hoje a presidente do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann, confirmou que os deputados do partido serão orientados para que votem conforme os desejos de Lula e Haddad.

Uma grande frente em defesa dos recursos do Fundo Constitucional do DF foi e está sendo formada no Congresso. A proposta que visa mudar o cálculo dos recursos da União ao Fundo pode causar um colapso total no DF, principalmente nas áreas de Segurança, Saúde e Educação.

Atualmente, o cálculo do fundo é baseado na variação da Receita Corrente Líquida (RCL) da União. Contudo, a proposta do governo federal sugere que o reajuste passe a ser feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Caso isso aconteça, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal estima que essa mudança pode resultar em uma perda acumulada de R$ 12 bilhões para a capital federal ao longo dos próximos 15 anos.

Nem eles se entendem (PT)

Apesar de Gleisi garantir que os deputados petistas votarão de acordo com a proposta do Ministério da Fazenda, observa-se que nem todos pensam iguais. A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou um projeto de lei para excluir o FCDF do teto de gastos.

No âmbito distrital, o diretório do PT-DF manifestou-se contrário à alteração no critério de reajuste. Em nota, destacou a importância de manter o modelo atual de correção do fundo e afirmou que buscará diálogo com o governo federal para apresentar alternativas que evitem prejuízos aos repasses destinados pelo FCDF.

Provavelmente, no próximo dia 10 o Colégio de Líderes deve se reunir para as pautas da semana e o presidente da Câmara, Arthur ira (PP-AL) já apresente nomeie o relator do projeto enviado pelo governo federal.

Da redação com informações CB

Sair da versão mobile