O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno foi ouvido nesta terça-feira (26) pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. O depoimento começou com aplausos de pé de parlamentares bolsonaristas, que se levantaram para saudar o general.
A sessão de perguntas foi inaugurada pela relatora, Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que questionou Heleno sobre uma fala de sua autoria, em que ele afirmou que “ladrão não sobe a rampa”. O general negou que a declaração tenha sido uma ameaça à democracia e disse que foi apenas uma forma de expressar seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ao ser questionado sobre o papel das Forças Armadas nas eleições de 2022, Heleno afirmou que a instituição não interferiu no processo. No entanto, ele admitiu que houve “algum desconforto” entre os militares e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O depoimento de Heleno foi marcado por momentos de tensão. Em um dos momentos, o general explodiu com a relatora da CPMI quando recebeu conselhos de seu advogado.
Aplausos de pé
Ladrão não sobe a rampa
Explosão com a relatora
Transmissão ao vivo
Da redação com informações Direita Online