O presidente do Brasil, Lula, realizou seu primeiro encontro bilateral durante sua viagem ao Japão para participar da cúpula do G7
Na tarde de sexta-feira (19), horário local, ele se reuniu com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, para discutir a ampliação das relações entre Brasil e Austrália, além de conversarem sobre futebol feminino. O primeiro-ministro convidou Lula para visitar o país. Albanese parabenizou o Brasil por presidir o G20 em 2024.
O encontro foi o único de Lula nesta sexta-feira e sua primeira vez no Japão. A cúpula do G7, que acontecerá no domingo (21), abordará a questão da guerra na Ucrânia, um assunto pelo qual Lula mantém neutralidade.
Ele se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, pela primeira vez desde o início do conflito. A reunião do presidente brasileiro no G7 será no domingo, com a presença de líderes mundiais.
Todos os países do grupo condenam a anexação das regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Zaporijia e Kherson pela Rússia.
Da redação,
Por Jorge Poliglota