Não poderia ter sido diferente: Ibaneis exonera Comandante Geral da PMDF

Cel Julian Pontes, exonerado do cargo de Comandante Geral da PM depois de ser acusadod e furar a fila da vacinação contra o COVID-19

A repercussão do ato do comandante geral da Polícia Militar, coronel Julian Pontes, acusado de ter furado a fila de vacinação e imunização contra o COVID-19, não deixou outra alternativa ao governador do DF, Ibaneis Rocha, senão exonerá-lo do cargo.

Segundo fontes palacianas confidenciaram ao site Opinião Brasília, a exoneração de Julian Pontes não será a única. Provavelmente todos que acompanharam o coronel comandante da PM na vacinação deverão, também, ser exonerados.

Vários parlamentares do DF, a nível federal e distrital, se manifestaram duramente contra a atitude do então comandante da corporação. O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) se manifestou através de um vídeo publicado no Instagran exigindo a exoneração imediata do comandante.

Da mesma forma o deputado distrital Roosevelt Vilela se manifestou criticando a atitude do coronel Julian Pontes. O deputado Hermeto, líder do governo e subtenente da reserva da PM, através de nota, destacou a falta de humanidade e compromisso do comandante com sua tropa: “Tenho perdido noites de sono assistindo meus irmãos de farda sendo massacrados pela COVID-19. Como parlamentar lutei incansavelmente até conseguir que os policiais militares fossem inseridos no grupo prioritário. Tomei conhecimento de que o comandante e alguns oficiais do alto escalão foram vacinados na quarta-feira e fiquei revoltado. Quem está morrendo, em sua maioria, não são os oficiais do alto comando, são os praças que estão na ponta. Faltou bom senso e não é hora de desespero e individualismo. É hora de nos unirmos e salvarmos a tropa. A polícia está sendo chacinada pelo COVID-19”, afirmou.

Cel Vasconcelos, novo comandante geral da PM nomeado pelo governador Ibaneis Rocha, após exoneração do Cel Julian Pontes

Com a exoneração do coronel Julian Pontes, de Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, quem assume o comando é o coronel MÁRCIO CAVALCANTE DE VASCONCELOS, conforme publicação extraordinária agora a pouco no Diário Oficial do DF.

Coronel Vasconcelos, como é conhecido estava na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, exercendo o cargo de SubSecretário de Operações Integrada, coronel da Polícia Militar do DF (PMDF), com 27 anos de serviço, é bacharel em Educação Física pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e em Direito pela Universidade Paulista. Especializou-se em Ciências Policiais e em Gestão Estratégica de Segurança Pública. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2003 a 2010. Foi comandante do 3⁰ Batalhão da PMDF e coordenador de eventos e atividades especiais da SSP/DF de 2016 a 2019.

Da redação

Artigo anteriorPegou mal: Cmt Geral da PM e mais 4 oficiais do alto comando se vacinam contra o COVID antes dos policiais da linha de frente
Próximo artigoLíder do governo, deputado Hermeto (MDB) propõe convocação do ex-Cmt Geral da PM para dar explicações