Que Jair Bolsonaro é polêmico ninguém duvida. Criticado por seus gestos e palavras, muitas vezes grosseiras, o chefe da nação tem momentos que surpreende até a si mesmo, como na cerimônia de diplomação dos novos ministros do TST, onde com um gesto mandou o ministro Alexandre de Moraes se levantar para receber seus cumprimentos
Durante a cerimônia de diplomação dos novos ministros do Superior Tribunal do Trabalho (TST), no qual um dos convidados era o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro cumprimentava os empossados quando se dirigiu a Moraes, que estava sentado numa cadeira numa posição privilegiada e, ato contínuo, fez um gesto para que o ministro se levantasse para poder cumprimenta-lo. Ao fundo, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) só observava.
O vídeo viralizou na internet após ser postado por um internauta no Twitter.
As rugas entre os dois já se tornaram públicas há muito tempo por conta das atitudes do ministro que, na visão do presidente, está jogando fora das quatro linhas.
Na última segunda-feira (15), o presidente ingressou com uma notícia crime no Supremo tribunal Federal (STF) contra Moraes por suposto abuso de autoridade, por conta de seus “sucessivos ataques à Democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais”, escreveu Bolsonaro.
Na mesma semana, quarta-feira (18/5), o também ministro do Supremo, Dias Toffoli, encarregado de analisar a ação, afirmou que os argumentos do chefe do Executivo “não constituem crime e que não havia justa causa para o prosseguimento do feito” e rejeitou a ação.
Bolsonaro, então, acionou a PGR.
Assista:
Bolsonaro 🤝 Moraes
Durante cerimônia no TST nesta quinta (19), o presidente da República foi ao assento do ministro do STF, sinalizou para que ele levantasse e o cumprimentou.
🎥:TV Brasil/Reprodução pic.twitter.com/vHfuqcxXIo
— Marcos Rocha (@omarcosrocha) May 19, 2022
Por Poliglota, jornalista e editor do Portal Opinião Brasília