Presidente passa bem e já está em casa
O presidente Lula se sentiu mal nesta segunda (26) e foi levado ao hospital Sírio Libanês, de Brasília, para exames.
Ele estava em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quando passou mal.
De acordo com boletim divulgado pelo hospital, Lula teve “quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite. Realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio Libanês, unidade Brasília, todos dentro da normalidade”.
Segundo o mesmo boletim, Lula “já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia”.
Lula está sendo acompanhado pelas equipes médicas lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela doutora Ana Helena Germoglio.
Lula sofreu um acidente doméstico em 19 outubro de 2024 em que sofreu uma queda no banheiro e bateu a cabeça. Ele cancelou uma viagem que faria à Rússia, onde participaria de uma reunião da cúpula dos Brics. Lula estava cortando as unhas do pé no banheiro quando caiu de um banco e bateu a cabeça. Foi tratado e levou pontos.
Em 9 de dezembro, sentiu fortes dores de cabeça depois de exames feitos no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e foi transferido para a unidade de São Paulo para uma cirurgia de emergência. O presidente começou a passar mal à tarde, quando se queixou de dor de cabeça e sonolência para ministros com quem despachou. Ele foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma.
Três depois, passou por um novo procedimento para interromper o fluxo de sangue em uma região de seu cérebro e impedir novos sangramentos. Ele foi submetido e uma embolização da artéria meníngea média. Ela irriga a dura-máter, a mais externa das meninges que envolvem o sistema nervoso central.
O sangramento de Lula, e o hematoma que se formou, estavam localizados entre esta membrana e o cérebro. Por meio de um cateter, o cirurgião injeta material que obstrui a artéria e bloqueia o fluxo sanguíneo, impedindo a formação de novos hematomas.