Pesquisa realizada pelo Instituto MODALMAIS/FUTURA e divulgada hoje (14) para o segundo turno da eleição presidencial, mostra o ex-presidiário e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46,9% das intenções de voto totais e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 46,5%, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pelo banco Modal
A esquerda brasileira entrou em desespero, pois agora, depois dos arrochos nos Institutos nada idôneos, a verdadeira mensagem aos eleitores parace estar começando a aparecer.
O relatório da pesquisa não incluiu estimativa oficial dos votos válidos, isto é, sem contabilizar brancos e nulos (que é a contagem usada pelo Tribunal Superior Eleitoral para decretar o vencedor, já que votos brancos e nulos não são contabilizados). Foi divulgado apenas o percentual de votos totais.
De qualquer forma, ao contrário do que aconteceu no primeiro turno, os números parecem estar mais próximos da realidade.
Votos totais
Lula (PT): 46,9%
Bolsonaro (PL): 46,5%
Não sabe, não respondeu ou indeciso: 2,3%
Branco/nulo: 4,3%.
Espontânea
Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:
Lula (PT): 46,0%
Bolsonaro: (PL): 45,8%
Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,4%
Branco/nulo: 4,7%
Outro: 0,1%.
A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-06280/2022. Veja aqui o relatório da pesquisa divulgado pelos organizadores.
Fonte: Exame