Durante dois dias o mudou parou e voltou seus olhos para o Vaticano na expectativa da escolha do novo Papa que substituirá Francisco, falecido dia 21 de abril.
As 14:15 hs, horário de Brasília, o americano Robert Francis Prevost foi anunciado como o novo Papa. Leão XIV foi o nome papal que o cardeal escolheu para utilizar durante o seu papado.
Completamente lotada a Praça São Pedro aguardou a fumaça branca anunciando a chegada do novo Pontífice que será o responsável pela condução católica em todo o mundo.
A identidade e nacionalidade do 267º papa ainda não foram reveladas. Nas próximas horas, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro e anunciará, com detalhes, o “Habemus Papam!”
Uma vez escolhido, o novo papa precisa responder a duas perguntas: Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem? (Aceita a sua eleição canônica como Sumo Pontífice?). Em caso afirmativo, ele será questionado: Quo nomine vis vocari? (Como quer ser chamado?). Depois disso, a fumaça branca poderá ser vista no céu para anunciar: “Habemus Papam“.
Depois de três rodadas de votação frustradas — e duas fumaças pretas — a chaminé da Capela Sistina finalmente soltou fumaça branca nesta quinta-feira, 8, indicando que os cardeais participantes do conclave escolheram quem será o próximo líder da Igreja Católica.
A escolha do novo Papa foi recebida com muita alegria e os pedidos a Deus eram que o ilumine em cada passo, fazendo de sua liderança frente à Igreja Católica e mais de 1,4 bilhões de católicos no mundo inteiro um papado que traga mais harmonia, leveza e paz ao mundo.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília