Pesquisa Quaest inquieta o governo Lula e gera alerta na esquerda: os jovens estão se voltando para a direita
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), abriu uma série de preocupações no Palácio do Planalto. O levantamento mostra que a reprovação ao governo Lula cresceu sete pontos desde o final de janeiro, atingindo 56%, enquanto a aprovação caiu seis pontos, indo para 41% — os piores números desde o início do mandato.
Internamente, ministros do governo consideram que os resultados apontam para a necessidade urgente de mudanças na gestão, sobretudo com foco nas eleições de 2026. Esses números coincidem com os do levantamento da AtlasIntel, publicado na segunda-feira (1º/), que também mostrou queda na aprovação e aumento na rejeição do governo. A AtlasIntel indicou que 44,9% dos brasileiros aprovam a gestão Lula, enquanto 53,6% a desaprovam.
O agravamento da rejeição é notável entre os jovens de 16 a 34 anos, um grupo tradicionalmente mais favorável ao governo. A aprovação nesse segmento caiu 12 pontos, de 45% para 33%, e a rejeição subiu 12 pontos, de 52% para 64%.
A perda de apoio entre a juventude é vista como um alerta grave por ministros próximos ao presidente. O declínio indica uma guinada à direita, em um movimento que remete a processos semelhantes aos pleitos na Argentina, com a eleição de Javier Milei, e nos Estados Unidos, com a vitória de Donald Trump.
Fonte: Conexão Política