- PUBLICIDADE -

Ibaneis pronto para acabar com tabu de reeleição no DF

O presidente da Câmara Legislativa e pré-candidato a deputado federal pelo MDB, Rafael Prudente, disse que o governador Ibaneis Rocha (MDB) vai acabar com a falta de reeleições de governadores no DF. Roriz foi o único com dois mandatos consecutivos

Os trabalhos executados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) parecem estar agradando a população, já que em todas as pesquisas eleitorais divulgadas até hoje ele está na frente, como na última realizada pelo Instituto Ideia em parceria com o portal Metrópoles, que aponta que em um cenário estimulado, Ibaneis soma 34,5% e em um espontâneo 25,5%, liderando com folga diante de outros nomes que também se colocam na disputa.

Caso esses cenários se mantenham, o emedebista pode ganhar no primeiro turno. Para o deputado distrital Rafael Prudente (MDB), há realmente a possibilidade de Ibaneis ser reeleito. “Considero que o governo Ibaneis pode quebrar esse ‘jejum’ de reeleição no DF. Pelo menos o que as pesquisas indicam é que ele é o favorito disparado. Inclusive, com grandes chances de vencer no primeiro turno, caso siga com a configuração atual”, disse.

Joaquim Roriz foi o último governador reeleito. José Roberto Arruda (PL) sucedeu a Roriz, no entanto acabou perdendo seu mandato em razão da operação Caixa de Pandora e Prudente afirma que “Arruda certamente seria reeleito, só que aconteceram todos aqueles problemas e o governo dele não continuou”.

O deputado relembrou, ainda, que governos de esquerda não tiveram vez. “Só não foram reeleitos os governos de esquerda”, pontuou. Assim, nas eleições deste ano completam 20 anos que nenhum governador é reeleito no DF, mas Ibaneis tem se mostrado um grande potencial, tendo em vista os resultados em pesquisas e o seu currículo, que traz quase 2.000 obras e programas sociais, que garantem maior qualidade de vida para a população e se reeleito for, será um marco para o DF.

Pesquisa mencionada

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, aplicada para 1,2 mil pessoas de 16 anos ou mais, com título de eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de junho.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022.

Com informações Conectado ao Poder

Sair da versão mobile