Governo do Estado formaliza cessão de áreas ao Ministério Público de Goiás

Rerratificação da escritura que regulariza doação de cinco imóveis do município de Goiânia para o Estado foi assinada nesta quinta-feira (29/10). No mesmo ato, espaços foram cedidos para uso e administração do MP-GO. “Goiás contribuiu com celeridade, a prefeitura também, e atendemos imediatamente aquilo que era um sonho de 20 anos”, destaca governador Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (29/10), de reunião que oficializou a regularização de áreas destinadas ao Ministério Público de Goiás (MP-GO). O ato foi possível depois da assinatura da rerratificação da escritura pela Prefeitura de Goiânia, que doou cinco imóveis para o Estado. O Governo de Goiás, por sua vez, cedeu os espaços para uso e administração do MP-GO e para a construção de sede da instituição. Essa pendência jurídica se arrastava há duas décadas.

“O Estado de Goiás contribuiu com celeridade, a prefeitura também, e atendemos imediatamente aquilo que era um sonho de 20 anos, e que se realizou em pouco mais de um ano”, destacou o governador Ronaldo Caiado. Em seu discurso, Caiado ainda destacou que a celeridade no encaminhamento à Assembleia Legislativa e na sanção de projeto de lei que foi necessário para concretizar a doação, tem o objetivo de retribuir, pelo menos em parte, o tanto que o Ministério Público tem feito pelo Estado de Goiás, principalmente na crise.

“Hoje o que está sendo feito pelo nosso procurador-geral de Justiça, dr. Aylton Vechi, é mostrar sua capacidade, primeiro, regularizando a própria casa, a todos os imóveis que compõem essa instituição autônoma, e, ao mesmo tempo, em total parceria com o governo, buscando alternativa na área da saúde, educação, segurança pública, do quadro fiscal do Estado”, acrescentou Caiado.

O governador fez questão de exemplificar como, na prática, o discurso de “devolver Goiás aos goianos” extrapola o campo das ideias. “Isso significa dar celeridade para regularizar a sede do MP, levar saúde a oito regiões do Estado que não tinham leitos de UTI, levar segurança pública ao cidadão, é ter uma educação em que os jovens são respeitados”, listou. “Tenho a convicção de que os poderes estão imbuídos do espírito público. As pessoas que ocupam as cadeiras hoje têm o objetivo claro de atender à população do nosso Estado”, acrescentou.

A instrução processual necessária para formalizar o recebimento da doação foi realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead). A medida incluiu avaliação, anexação de documentos e manifestação que acatou o recebimento dos imóveis, além de procedimentos cartorários. No caso dos lotes onde será edificado o novo prédio do MP-GO foi necessário, ainda, a autorização legislativa para o recebimento das áreas.

Anfitrião do encontro, o procurador-geral da Justiça, Aylton Vechi, falou sobre a importância da iniciativa. “É uma confluência que acontece agora, uma harmonia e uma determinação para que a gente conseguisse a plena regularização de uma situação que perdura há mais de 20 anos. É um marco histórico”, comemorou Vechi.

“É um gesto que nos toca e nos impõe a trabalhar na administração pública com muita responsabilidade, conscientes de que nossa função é servir ao nosso semelhante através dos poderes constituídos”, ressaltou o prefeito Iris Rezende.

Terrenos

Três das cinco áreas doadas são vielas que integram o espaço interno da atual sede do MP-GO, no Jardim Goiás. As outras duas são terrenos no Parque Lozandes, que abrigarão o novo prédio da instituição.

Somados, os dois lotes no Park Lozandes que a Prefeitura de Goiânia, via Estado de Goiás, destina ao Ministério Público, possuem uma área total de 14.311 metros quadrados. Os terrenos estão localizados aos fundos do novo Fórum Cível e do Ministério Público Federal (MPF).

Subprocurador-geral de Justiça, Cyro Terra agradeceu ao empenho de Iris e Caiado para que a doação fosse concretizada. “Além de ter uma Casa para sermos autônomos, todo mundo precisa de recursos próprios. É o que vossa excelência, governador, tem proporcionado ao MP com a aprovação da Lei Orçamentária Anual para que possamos nos autogerir. É isso que dá dignidade a uma instituição”, disse.

Presentes também à reunião, os procuradores-gerais do Estado e do Município de Goiânia destacaram a relevância de parcerias na administração pública. “Vemos que órgãos de controle atuam sim em parceria na maior parte do tempo e que política tem que andar junto com a técnica”, pontuou Juliana Diniz, representante do governo estadual. “Conseguimos dar o exemplo e legitimar juridicamente a doação”, complementou o colega de cargo, porém municipal, Brenno Kelvys.

O secretário de Governo de Goiânia, Paulo Ortegal, também destacou a importância do ato. “Essa regularização é o reconhecimento de que o Ministério Público é um defensor intransigente da sociedade”, assinalou. Também participou do encontro o superintendente de Engenharia do MP-GO, Sérgio Botassi.

Legenda

Governador Ronaldo Caiado, prefeito Iris Rezende e procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi: parceria possibilitou regularização de áreas destinadas ao uso e administração do Ministério Público de Goiás e construção de sede da instituição

Fotos: Junior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Artigo anteriorAtor Sean Connery, famoso por interpretar James Bond, morre aos 90 anos
Próximo artigoPadrinho de Lêda, Marconi ‘usava dinheiro público para presentear amigos com artigos de luxo’, diz revista