- PUBLICIDADE -

Galípolo recebe presidente do BRB após reunião com Banco Master

Presidente do BC, Gabriel Galípolo, faz audiências com banqueiros antes de decisão final sobre operação de compra do Master pelo BRB

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, vai se reunir, na noite desta segunda-feira (21/7), com o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

No sábado (19/7), Galípolo recebeu o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na sede da instituição. Os encontros ocorrem em meio à análise final do BC sobre a operação de compra do Master pelo BRB.

Além do presidente, o diretor executivo de Finanças e Controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior, deve participar da audiência.

No lado do BC, os diretores de Fiscalização, Ailton De Aquino, de Regulação, Gilneu Astolfi, e de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Dias, também estarão presentes.

No início de julho, durante audiência pública convocada pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, Galípolo declarou que aguarda o que chamou de “definição do perímetro da compra” do Master pelo BRB para finalizar a análise da viabilidade da operação.

A autoridade monetária disse ainda que não cabe ao BC “julgar conveniência” do negócio, mas suas questões técnicas.

“As duas instituições estão definindo o perímetro da operação e, a partir daí, o Banco Central faz uma análise da viabilidade da operação, sem julgar a conveniência para os seus acionistas para a operação”, explicou o presidente do BC na ocasião.

Ele completou, à época: “Uma vez concluído o que seria o perímetro, a intenção, vamos dizer assim, de um banco vender para o outro, a equipe do Banco Central se debruça sobre esse tema para poder analisar”.

Entenda

compra do Banco Master pelo BRB é o assunto do mercado financeiro desde que foi anunciada, no fim de março.

O negócio avaliado em R$ 2 bilhões envolve a aquisição de 58% do capital do Banco Master pelo BRB, 100% das ações preferenciais e 49% das ordinárias.

Em maio, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) João Egmont liberou a operação. O magistrado atendeu ao pedido do recurso do Governo do Distrito Federal (GDF) e derrubou a liminar que impedia a assinatura do contrato de compra do Banco Master pelo BRB.

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) questionou o fato de a operação ocorrer sem lei específica ou aprovação pela assembleia geral.

Ao analisar os recursos, o desembargador enfatizou que a operação trata-se de compra de ações, e não de controle total da empresa, o que não demandaria legislação própria.

Com informações Metropoles.com/BRB

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -