- PUBLICIDADE -

Frente pelo Fundo Constitucional mira em Lula para derrubar mudanças no recurso

A corrente de pedidos para que o presidente Lula vete o trecho do novo arcabouço fiscal, que congela o Fundo Constitucional do DF, aumenta a cada dia.

Depois de pedir que o Senado retire o FCDF do pacotão fiscal, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Cruz Macedo, avalia que, se não houver chance de reversão no Senado, a saída possível para o DF é formar uma corrente cívica para pedir ao presidente que vete.

Cruz, que era amigo pessoal do ex-deputado Sigmaringa Seixas, um dos maiores defensores do FCDF, crê em um pacto por Brasilia para sensibilizar pessoalmente o presidente Lula, que conhece verdadeiramente a importância da capital.

O cabo de guerra contrário à facada do relator baiano Cláudio Cajado contra a capital ganha mais adeptos.

Os defensores da causa por Brasília ficaram ainda mais indignados depois das palavras agressivas de Rui Costa.

Além de ex-governadores e de ex-presidentes da República, entre eles, José Sarney e Michel Temer, dois ministros do Supremo Tribunal Federal já comentaram informalmente que consideram as cajadadas um erro grave. O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, também se manifestou contrário aos cortes no Fundo.

Em ato de desagravo à capital federal, realizado na sede da OAB, na última terça-feira, Belinati disse que se considera brasiliense, porque reside na capital do país há 40 anos: “Aqui estudei Direito, no Ceub, casei com uma colega de sala de aula, tive filhos e netos. Brasília é o nosso lar, onde vivemos felizes e cumprimos a missão recebida de Deus”.

Sobre as críticas que foram feitas à capital federal, afirmou: “Mexer com Brasília é mexer com todos os seus moradores, que amam esta terra abençoada”. Belinati, que foi bastante aplaudido pelos advogados, ressaltou que o Fundo Constitucional, sem cortes, é fundamental para o desenvolvimento do DF.

O último registro de Bruno Pereira

Em tempos de debate sobre o Marco Temporal e sobre o destino dos povos originários, o Cine Brasília exibe, na segunda-feira, às 19h, o documentário Invenção do Outro, que registra uma das últimas expedições do indigenista Bruno Pereira, brutalmente assassinado com o jornalista inglês Dom Phillps, em plena selva amazônica, no Vale do Javari. O filme é definido pelo diretor como uma aventura antropológica que acompanha a equipe da Funai em uma das maiores expedições da instituição, realizada em 2019. A missão era encontrar e fazer o primeiro contato com os índios isolados da etnia Korubos. É um dos registros mais detalhados que o cinema já fez sobre o tema. A exibição de Invenção do Outro marca a abertura do Fórum Internacional da Amazônia, que será realizado em Brasília, a partir da próxima semana, na UnB. Depois da apresentação do filme, haverá um debate com Pablo Gonçalo (FAC/UnB), mediador; Iara Pietricovsky; Delvair Montagner (antropóloga, UnB); e Manoel Pereira de Andrade (coordenador do NEAz/CEAM).

Homenagem a pastores

Líderes religiosos de diversas congregações evangélicas serão homenageados, na próxima segunda-feira, na Câmara Legislativa. Uma sessão solene, a partir das 10h, no plenário, vai celebrar o Dia do Pastor Evangélico, comemorado no segundo domingo do mês de junho. Foram convidados para a sessão solene representantes do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, da Assembleia de Deus do Ministério de Madureira e de igrejas independentes. A proposta é do distrital Pastor Daniel de Castro (PP).

Deputado distrital Pastor Daniel. Crédito: Figueiredo/CLDF

Gratificação dos professores

O envio de um projeto de lei à Câmara Legislativa, antes do recesso parlamentar, é tratado como prioridade pelo Sindicato dos Professores e pela Secretaria de Educação. A proposta trata da incorporação de duas gratificações — Gaped e Gase — ao vencimento básico, e era uma reivindicação da categoria para terminar a greve, no mês passado. Uma minuta do texto está em análise pelo departamento jurídico do Sinpro. O texto contempla, inclusive, quem se aposentou sem paridade.

Os clientes sumiram!

Os donos de pequenos negócios em Brasília ligaram o modo desespero: desde agosto do ano passado, os clientes tomaram chá de sumiço. Segundo pesquisa do Sebrae em parceria IBGE, a falta de clientes passou de 24% para 31% como um dos fatores que mais têm dificultado o funcionamento do negócio. O endividamento das famílias não é realidade só na capital do País. “Os juros altos atrapalham ainda mais, pois freiam o consumo e espantam os clientes. Esse é um dos motivos que o aumento de custos tem perdido força, enquanto a preocupação de ter para quem vender tem crescido”, diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Informações compartilhadas

Deputados e senadores da CPI mista do 8 de Janeiro querem ter acesso a informações da CPI sobre o mesmo tema em andamento na Câmara Legislativa. “Todas as conclusões balizadas já alcançadas serão de grande valia para o desenrolar dos nossos trabalhos”, sinaliza a relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Servidores do Banco Central, da Controladoria Geral da União (CGU) e da Secretaria da Receita Federal, além de um delegado e um perito da Polícia Federal, serão cedidos para ajudar nas investigações.

Stuckertverso

Redes sociais/Reprodução

O fotógrafo oficial do presidente Lula, Ricardo Stuckert, acompanhou de pertinho o show de celebração dos 40 anos do Titãs, na noite de quarta-feira, no Mané Garrincha. Curtiu a apresentação praticamente embaixo do palco. Depois, encontrou-se nos bastidores com os músicos e com os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Apareceu também (foto) ao lado do “irmão gêmeo”: o cineasta Otávio Juliano. Em janeiro, Stuckert bombou nas redes sociais ao publicar uma foto com o ator Keanu Reeves, que interpreta o personagem John Wick na franquia de filmes de mesmo nome. À época, internautas brincaram com a semelhança entre os dois.

Poucas respostas

Com baixa adesão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) precisou prorrogar até 30 de junho o prazo para servidores e magistrados participarem do 2º Censo do Judiciário. Até a manhã de quarta-feira, apenas 22,44% responderam as 48 questões sobre o dia a dia dos tribunais e cortes superiores. No TRE-DF, 87 das 386 pessoas responderam até agora, o que representa 22,54% do total. No TJDFT, o índice é um pouco melhor: 26,74% — 2.006 de uma população de 7.501.

R$ 100 mil

Valor que o GDF terá que pagar à família de um recém-nascido que caiu em uma unidade de pronto atendimento (UPA), a título de danos morais. O caso ocorreu em abril de 2020, no Recanto das Emas. A queda provocou lesões cerebrais permanentes no bebê. A decisão é da A 5ª Turma Cível do TJDFT.

Brasília desigual

Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Deputada Distrital Paula Belmonte.

A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) não engoliu o pedido de desculpas do ministro Rui Costa. Foi às redes sociais comentar o que considerou outra visão distorcida da capital a fala da rainha da Holanda, ao visitar uma escola de Brasília e perguntar se as crianças juntavam dinheiro para comprar Ipad. Autora de lei e de projetos sociais que beneficiam crianças, disparou: “Quem dera fosse… elas querem comprar remédios para os pais, comprar um ingresso de cinema. Coisas muito mais simples, de quem mora em um país tão desigual”.

CB Poder

Sair da versão mobile