- PUBLICIDADE -

ELEIÇÕES 2022: Tudo é digital…mas os comprovantes são emitidos. Menos as urnas do TSE

A nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), produzida pelo publicitário Nizan Guanaes sem custos para os cofres públicos, mostra que o sistema eletrônico de votação faz parte da revolução digital que favorece a sociedade. Com o tema “A urna eletrônica é o caminho e a democracia é a estrada”, a campanha tem três filmes, que também serão exibidos em rede nacional de rádio e televisão a partir desta semana.

As frases são exibidas fazendo uma alusão de que o mundo digital veio para facilitar tudo. Veja algumas frases:

  • Você faz depósito por via digital, mas tem comprovante e sabe que dinheiro foi para outra conta;
  • Você faz compra por via digital, recebe comprovante de sua compra da empresa, recebe o produto e se algo der errado pode devolver e receber dinheiro de volta;
  • Você paga contas por via digital e recebe comprovante do pagamento;
  • Você deposita, paga, transfere nas máquinas de ATM (terminais digitais bancários) e a máquina emite comprovante da operação;
  • Você compra viagens de avião, ônibus, hospedagens em hotéis e recebe comprovante de sua ação;

Por fim, o comercial se encerra com a frase: “A urna eletrônica é o caminho e a Democracia é a estrada!”.

O que causou uma onda de questionamentos e reprovação na internet foi o fato de que para toda e qualquer operação digital que façamos sempre existem formas de comprovar e garantir nossas ações e nossos direitos. Ou seja, para cada operação sempre terá um comprovante.

Em seu canal no Youtube, as críticas foram grandes. “A propaganda do TSE na TV diz que: Você faz tudo pelo digital, compra, estuda… e também vota. Só esqueceram de dizer, maldosamente, que tudo que fazemos na internet fica gravado para consulta, já a Urna eletrônica…”, dizia um comentário.

Assista ao vídeo:

**Por Poliglota, jornalista editor do Portal Opinião Brasília e presidente do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP)

Sair da versão mobile