- PUBLICIDADE -

E se Lira pautar o impeachment de Lula? PT em alerta

A casca dura do Partido dos Trabalhadores está em alerta com a possibilidade, mesmo que remota, de Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, pautar u dos pedidos de impeachment de Lula

Duas são as conjecturas que eles imaginam que possa levar Lira a essa decisão: A Primeira é o aumento da tensão entre o governo Lula e Lira ocorrido nos últimos dias. E, a segunda, o fato de o Planalto ainda não ter construído uma base sólida na Câmara.

Nos bastidores do Partido, o tema tem se sobressaído em conversas reservadas entre aqueles que são os responsáveis pela articulação política do e no Congresso.

Provocar presidentes da Câmara nunca foi uma boa saída política. No caso de Lira, qualquer semelhança com o ex-deputado Eduardo Cunha não é mera coincidência. Lira é tão explosivo como Cunha e, para quem não se lembra, foi ele quem pautou o impeachment de Dilma.

É sabido que Lira não anda satisfeito com Lula a muito tempo. Seus pleitos não foram atendidos como desejava e sua provável saída em fevereiro de 2025 de “mãos abanando” pode complicar, e aí o receio dos petistas.

Mas como ninguém sabe o dia de amanhã, muitos acreditam que lira não chegará a esse extremo, afinal, política é que nem nuvem e a cada olhar está num lugar no céu.

19 Pedidos de impeachment

Até o momento, já foram protocolados 19 pedidos de impeachment do presidente Lula. Os motivos são variados. Vão desde a reunião com o ditador venezuelano Nicolás Maduro no Brasil até declarações contra Israel em meio à guerra com o grupo terrorista Hamas.

“O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula, no trecho mais contundente da crítica a Israel.

O jeito é esperar onde as nuvens irão se posicionar…

Sair da versão mobile