Direita elegeu mais representantes em todo o Brasil, confira o resultado em cada estado

Desde 1º de janeiro, eleitos em 2022 estão tomando posse. Em 1º de fevereiro, é a vez de deputados federais e senadores. O rito da posse segue até março, com dias distintos para deputados estaduais por todo o país. Os escolhidos são das mais várias características, mas, de modo geral, o Brasil viu a direita ser maioria em todos os cargos, embora o presidente seja da esquerda.

Acre

O governador reeleito do Acre, Gladson Cameli, é do PP. Para o Senado, os acrianos escolheram Alan Rick (União Brasil). De 24 deputados estaduais, somente cinco são de esquerda. Dos federais, todos são da linha de direita.

Alagoas

Paulo Dantas (MDB) foi reeleito em Alagoas. No Senado, a escolha foi por Renan Filho, também do MDB. São, ao todo, 27 deputados estaduais, sendo que apenas dois são de esquerda (PT e PV). Na Câmara dos Deputados, das 9 vagas reservadas, sete são de direita e dois de esquerda.

Amapá

No Amapá, Clécio Luís, do Solidariedade, foi eleito para o governo. No Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) foi reeleito. A Assembleia Legislativa conta com 24 vagas para os deputados estaduais, 15 são de direita, 9 de esquerda. Dos oito deputados federais, cinco compõem o quadro da direita e três de esquerda.

Amazonas

Os amazonenses reelegeram Wilson Lima (União Brasil) para o governo do Estado e também deram a reeleição para o senador Omar Aziz (PSD). Deputados estaduais são maioria de direita (22 contra 2). As vagas preenchidas na Câmara Federal são todas de direita.

Bahia

Na Bahia, o PT venceu para o governo, com Jerônimo Rodrigues. Para o Senado, Otto Alencar (PSD). Baianos optaram por maioria de direita nas vagas de deputados estaduais (41 x 22). 39 deputados federais ocupam as cadeias da Bahia, com 26 de direita e 13 de esquerda.

Ceará

Elmano de Freitas (PT) foi eleito governador pelos cearenses. Para o senado, o petista Camilo Santana foi o escolhido. 46 são os deputados estaduais, metade é de direita e metade de esquerda. Deputados federais são 22, 14 de direita e oito de esquerda.

Distrito Federal

O DF reelegeu Ibaneis Rocha (MDB) para o executivo local. Damares Alves (Republicanos) foi a escolhida para o Senado. Na Câmara Legislativa, dos 24, cinco são de esquerda, 19 de direita. Das oito vagas reservadas na Câmara dos Deputados, só duas são de esquerda.

Espírito Santo

Renato Casagrande (PSB) terá mais quatro anos à frente do governo do Espírito Santo. Magno Malta (PL) foi eleito para o Senado. 30 deputados estaduais representam o povo na Assembleia Legislativa, sendo 24 de direita e 6 de esquerda. Os capixabas contam com 10 representantes na Câmara dos Deputados, sete se direita e 3 de esquerda.

Goiás

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi reeleito. Wilder Morais (PL) terá oito anos no Senado. 41 deputados estaduais representam o povo na Assembleia, 36 de direita e cinco de esquerda. Na Câmara dos Deputados, são 17 vagas para os goianos. Nessa nova etapa, 14 são de direita e três de esquerda.

Maranhão

O Maranhão tem Carlos Brandão (PSB) no governo. Com o senador Flávio Dino (PSB) assumindo o Ministério da Justiça, sua suplente Ana Paula Lobato (PSB) irá para o Senado. De 42 deputados estaduais, 22 são de direita, 20 de esquerda. Dos deputados federais, 14 são de direita, quatro de esquerda.

Mato Grosso

O União Brasil está no governo do Mato Grosso, com Mauro Mendes. Wellington Fagundes (PL) foi reeleito para o Senado. 18 deputados estaduais são de direita, seis de esquerda. Todos os oito federais são de direita.

Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito governador. Tereza Cristina (PP) foi eleita senadora. Dos 24 deputados estaduais, 20 são de direita e 4 de esquerda. Dos oito federais, seis de direita, dois de esquerda.

Minas Gerais

Romeu Zema (Novo) foi reeleito pelos mineiros. Cleitinho Azevedo (PSC) foi eleito senador. 53 deputados estaduais são de direita, 24 de esquerda. De 53 federais, 39 são de direita, 14 de esquerda.

Paraná

Ratinho Júnior (PSD) foi reeleito pelos paranaenses. A escolha para o Senado foi Sérgio Moro (União Brasil). 44 deputados estaduais são de direita, 10 de esquerda. Dos 30 eleitos para a Câmara dos Deputados, 23 são de direita, 7 de esquerda.

Paraíba

João Azevêdo (PSB) foi reeleito na Paraíba. Efraim Filho (União Brasil) foi a escolha para o Senado. 24 estaduais são de direita, 12 de esquerda. Em âmbito federal, 10 são de direita, dois de esquerda.

Pará

Reeleito, Helder Barbalho (MDB) se mantém no governo do Pará. O petista Beto Faro venceu para o Senado. Na Assembleia, 33 deputados são de direita, oito de esquerda. Na Câmara, 15 de direita, dois de esquerda.

Pernambuco

Os pernambucanos escolheram Raquel Lyra (PSDB) como governadora. No Senado, Teresa Leitão (PT). 24 deputados estaduais são de direita, 25 de esquerda. 15 federais são de direita, 10 de esquerda.

Piauí

Rafael Fonteles (PT) venceu para o governo do Piauí. Wellington Dias (PT) no Senado. Dos estaduais, 17 são de direita, 13 de esquerda. São 10 deputados federais ao todo, metade de direita e metade de esquerda.

Rio de Janeiro

Cláudio Castro (PL) foi reeleito no Rio. No Senado, houve a reeleição de Romário. Dos 70 estaduais, 50 são de direita, 20 de esquerda. 46 são federais e do total, 32 são de direita, 14 de esquerda.

Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra (PT) foi reeleita governadora. O PL venceu para o Senado, com Rogério Marinho. 16 estaduais são de direita, oito de esquerda. Seis federais são de direita, dois de esquerda.

Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador. Hamilton Mourão (PSDB) venceu para o Senado. 36 estaduais seguem a direita e 19 a esquerda. Dos 31 federais, 20 são de direita, 11 de esquerda.

Rondônia

Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador. Jaime Bagattoli (PL) foi eleito ao Senado. 22 estaduais são de direita, dois de esquerda. São oito federais, todos de direita.

Roraima

O governador Antonio Denarium (PP) foi reeleito a governador. Dr. Hiran (PP) vai para o Senado. Todos 24 estaduais são de direita. Na Câmara dos Deputados, todos oito também são de direita.

Santa Catarina

Os catarinenses escolheram Jorginho Mello (PL) para o governo. Jorge Seif (PL) foi eleito para o Senado. 40 deputados estaduais foram eleitos, 34 de direita e seis de esquerda. 14 federais são de direita, dois de esquerda.

Sergipe

Fábio, do PSD, foi eleito governador. Laércio (PP) vai para o Senado. 19 nomes da Assembleia Legislativa são de direita, cinco de esquerda. De oito federais, sete são de direita, um de esquerda.

São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi o escolhido para o governo. O astronauta Marcos Pontes (PL) irá para o Senado. Dos 94 deputados estaduais, 64 são de direita, 30 de esquerda. Dos 70 federais, 50 são de direita, 20 de esquerda.

Tocantins

Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito governador. No Senado, professora Dorinha (União Brasil). 19 estaduais são de direita, cinco de esquerda. Todos os oito federais são de direita.

Da redação do Conectado ao Poder

Artigo anteriorAfastamento de Ibaneis foi contra o povo que o elegeu
Próximo artigoEx-secretário do DF defende Fundo Constitucional: “Não é possível sobrevivência e autonomia sem o Fundo”