- PUBLICIDADE -

DF institui Dia do Policial Militar Veterano

O Distrito Federal instituiu o Dia do Policial Militar Veterano, que será comemorado anualmente em 14 de novembro. A data foi escolhida em homenagem à instalação do primeiro batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, em 1966.

O projeto de lei que instituiu a data foi de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PSB). Ele destacou que a história da PMDF se confunde com a do primeiro batalhão, pois ambos nasceram juntos, apenas seis anos após a criação de Brasília.

A unidade foi batizada de “Batalhão Pioneiro” e atua no policiamento ostensivo da comunidade do Plano Piloto. Ela foi formada por policiais voluntários do 6º Batalhão de Polícia Militar da Guanabara (RJ), que enfrentaram uma viagem de 36 horas de ônibus até Brasília.

A denominação “Dia do Policial Militar Veterano” é uma forma de prestar um justo reconhecimento aos policiais militares que, após dedicarem uma significativa parte da sua vida ao serviço de policiamento ostensivo e ótimos serviços prestados à sociedade, encontram-se na reserva remunerada ou reformados.

“São pessoas oriundas de distintos locais do País, que se identificaram com os valores e tradições da instituição Polícia Militar do Distrito Federal e a honraram com dedicação e entusiasmo”, afirmou Vilela.

O deputado destacou ainda que o termo “veterano” é mais apropriado do que “inativo” para designar os policiais militares que se encontram na reserva remunerada ou reformados. “A palavra ‘inativo’, até por questões culturais, não se mostra apropriada. O termo ‘veterano’, por sua vez, com o significado de alguém que serviu muitos anos como militar ou exerceu durante muito tempo uma atividade, ofício ou profissão, representa adequadamente nossos militares que se encontram na reserva remunerada ou reformados”, disse.

A lei que instituiu o Dia do Policial Militar Veterano foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 23 de dezembro de 2023.

Com informações Blog do Candango

Sair da versão mobile