Novidade chega para descomplicar a vida do condutor, que agora não precisa mais se deslocar até uma unidade do departamento para solicitar a mudança
Motoristas do Distrito Federal agora têm mais praticidade para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Definitiva. Com um processo rápido e totalmente digital, o condutor pode solicitar a emissão do documento junto ao Departamento de Trânsito (Detran-DF) com apenas alguns cliques e sem precisar sair de casa.
A CNH Definitiva substitui a Permissão para Dirigir (PPD), emitida a motoristas recém-habilitados, permitindo que conduzam veículos por um ano sob avaliação. Durante o período, o titular do documento deve manter uma boa conduta no trânsito, evitando infrações graves ou gravíssimas, além de reincidências em infrações médias.
Após o vencimento da PPD, o recém-habilitado tem um prazo de 30 dias para solicitar a carteira definitiva e assim se manter legalmente habilitado. Para obter a documentação virtualmente, basta acessar o Portal de Serviços ou o app Detran-DF Digital, preencher os dados pessoais para login, solicitar a mudança e efetuar o pagamento da taxa.
“O usuário não tendo infrações registradas no prontuário e vencido o prazo é gerado o preço público da CNH Definitiva. O processo é encaminhado para a triagem e ele recebe a CNH no e-mail registrado e, depois, fisicamente no endereço cadastrado. É importante que o endereço fornecido esteja atualizado para que não haja devolução do documento”, detalha Jonas Dourado, gerente de Habilitação e Controle de Condutor do Detran-DF.
Segundo o servidor, a oferta do serviço na modalidade virtual chega para descomplicar a vida do condutor, que agora não precisa mais se deslocar até uma unidade do departamento para solicitar a habilitação definitiva.
“A celeridade é maior e grande parte das pessoas prefere ter o serviço acessível dessa forma. Assim, fornecemos um serviço do Detran que não precisa da realização de nova biometria, não precisa da presença física e, tendo acesso a essas plataformas, já é uma forma de validação do condutor”, completa.
A tradutora e intérprete de mandarim Vitória Lima usou e aprovou o serviço totalmente digital do Detran: “A experiência realmente superou as minhas expectativas, e me poupou um tempo enorme e de passar por etapas que, antes, seriam mais complicadas”, enfatizou. “Poder resolver tudo pelo celular me deu muita flexibilidade, principalmente porque pude fazer isso no meu próprio ritmo, sem preocupação de agendamento ou deslocamento. O aplicativo é intuitivo e o passo a passo foi bem claro”.
Agência Brasília/Detran-DF