Serviço da DET Digital do Detran, lançado a poucos dias, se torna um fiasco na opinião dos usuários de serviços do Departamento de Trânsito do DF
Com lançamento no último dia 19/10, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) fez a maior propaganda para o modelo de uma das que seria a maior revolução em prestação de serviços digitais do país para atendimento aos usuários que utilizam os serviços do Departamento de Trânsito do DF.
Criou-se, então, a “DET”, uma atendente virtual, que ofereceria respostas rápidas, seguras e acessíveis aos cidadãos, em formato de perguntas e respostas, auxiliando usuários com dúvidas sobre os principais serviços do órgão.
No entanto, usuários tem reclamado dos serviços, principalmente da falta de conectividade com a ferramenta, que está fora do ar. Fizemos o teste entrando no site do Detran-DF para verificar a veracidade das informações e realmente todo o sistema está fora do ar. Não se consegue acessar absolutamente nada.
Ontem (23), tentamos entrar em contato com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas sobre o que estava acontecendo com o sistema.
De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, o lançamento da assistente virtual representa um marco na modernização do atendimento público. Mas que para isso se concretizasse as condições mínimas de funcionamento tecnológicos deveriam estar prontas para absorver a demanda da capital que, diga-se de passagem, é grande.
“A DET chega para tornar o relacionamento do Detran com a população mais ágil, acessível, eficiente e seguro. A tecnologia é uma grande aliada na melhoria dos serviços públicos, e esse projeto representa mais um avanço no processo de transformação digital do órgão”, destacou o Diretor Geral do Detran, no lançamento do programa, mas que na prática não está funcionando.
O objetivo da criação e desenvolvimento da Assistente Virtual DET seria a responsabilidade por fornecer informações e orientações iniciais aos usuários. Para a realização de serviços que exigem autenticação, e em razão das normas de segurança da informação, o cidadão será orientado a efetuar login no Portal de Serviços do Detran-DF, que não pode estar “fora do ar”, como hoje (23/10), prejudicando vários usuários.
Em contato com o Departamento de Trânsito, eles informaram que a Central 156 do GDF estaria apta para resolver os problemas relacionados a débitos de IPVA, os mais procurados. Porém, ao entrarmos em contato a Central 156 a demora foi excessiva, demorando a espera e ocasionando transtornos.
Evolução por etapas
Segundo o Detran-DF, o projeto da assistente virtual prevê novas etapas que estão em aprimoramento, quando a DET passará a oferecer serviços automatizados, proporcionando mais autonomia e praticidade ao cidadão.
Entre as próximas funcionalidades previstas estão:
- Emissão automática de boletos e taxas de serviços;
• Abertura e acompanhamento de recursos de multas de forma totalmente digital;
• Agendamento de vistorias, exames e atendimentos sem necessidade de acesso direto ao Portal de Serviços;
• Consultas personalizadas e integração com sistemas internos do Detran-DF.
Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos. O que não pode acontecer é a falta de respeito ao usuário e consumidor dos serviços prestados pelo órgão em detrimento de falhas técnicas que deveriam ter sido previamente analisadas.
O espaço está aberto para as informações do Detran aos usuários, até porque o site continua fora do ar.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília





