- PUBLICIDADE -

Deputado José Guimarães, o dos dólares na cueca, faz campanha antecipada para Boulos na internet

É ser muito cara de pau, desprovido de qualquer ética, num país que vive o momento da impunidade e perseguição, que o Líder do PT na Câmara, José Genoíno, faz campanha antecipada para Boulos na internet para a prefeitura de São Paulo

Você, eleitor, não lembra? Olhe aqui

Guimarães é deputado federal desde 2007 e chegou a ocupar a vaga de líder de governo na Câmara durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2005, ficou no centro do esquema de corrupção do mensalão, depois que o chefe de gabinete dele, José Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100 mil dólares escondidos na cueca.

Genoíno usou suas redes sociais para dizer: “São Paulo vai seguir com Guilherme Boulos rumo à vitória do projeto de inclusão social”, disse o larápio que foi inocentado. Em 2005, ficou no centro do esquema de corrupção do mensalão, depois que o chefe de gabinete dele, José Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100 mil dólares escondidos na cueca. Guimarães também foi inocentado pelo Superior Tribunal de Justiça, em 2012. O caso chegou a tramitar no Supremo Tribunal Federal, mas foi enviado à Justiça Federal do Ceará pelo ministro Luís Roberto Barroso.

No primeiro dia do ano, o líder do partido na Câmara, José Guimarães, foi ao X – antigo Twitter – iniciar a campanha em favor do ex-líder sem teto.

Na penúltima semana de 2022, o vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União) apresentou uma denúncia contra o deputado federal do PSOL por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a denúncia, o presidente Lula aproveitou um evento federal de entrega de casas para promover a candidatura do aliado.

Em 16 de dezembro, em Itaquera, Lula assinou o contrato do início das obras do empreendimento Copa do Povo. O complexo habitacional faz parte do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida na Zona Leste de São Paulo. Os prédios anunciados por Lula terão 12 andares e devem beneficiar 2,6 mil famílias na capital paulista.

Durante o evento, Lula esteve ao lado de Boulos. O psolista discursou durante o evento e falou sobre os preconceitos contra os movimentos sociais. “O que a gente está fazendo aqui hoje é exemplo contra o preconceito, porque, às vezes, dentro do poder público, tem gente com preconceito contra o movimento social”, afirmou o parlamentar.

Oficialmente, Lula não pediu voto para Boulos. Mas, para Nunes, o evento teve caráter meramente eleitoreiro.

“Tal procedimento não só caracteriza a prática de propaganda eleitoral antecipada, mas também representa uma violação aos princípios constitucionais da legalidade e, especialmente, da impessoalidade”, argumenta Nunes na representação.

Além de Boulos, são pré-candidatos à prefeitura de São Paulo os deputados federais Kim Kataguiri (União), Tabata Amaral (PSB) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Sair da versão mobile