Ao lado de Rodrigo Delmasso, presidente da comissão, o deputado distrital e líder do governo no DF, João Hermeto MDB) foi o escolhido para ser o vice-presidente da CPI da Sonegação Fiscal da CLDF que irá investigar possíveis fraudes na arrecadação do Imposto Sobre Serviços no DF
A votação foi na quarta-feira (3) da semana passada, quando a Câmara Legislativa do Distrito Federal votou e elegeu o presidente e o vice-presidente para a Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar possíveis fraudes na arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) por instituições que atuam na capital federal.
Rodrigo Delmasso (Republicanos), autor do requerimento para a instauração da CPI, será o presidente e o deputado Hermeto (MDB) o vice. Como previsto no regimento da Casa, a CPI da Sonegação Fiscal terá duração de seis meses prorrogáveis por mais três.
Entre 2013 e 2017, estima-se que o DF tenha deixado de arrecadar cerca de 1,6 bilhão referente ao ISS.
Os parlamentares pretendem investigar, entre outras práticas, a simulação de estabelecimento — atribuição de endereço de imóvel a um CNPJ em localidade com tributação menor, enquanto a atividade empresarial fica registrada em uma unidade da Federação com impostos mais caros.
Da redação com informações da Ascom dep Hermeto