Coluna “Na Ponta da Língua”

“Na Ponta da Língua” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada toda sexta-feira em nosso Portal www.opiniaobrasilia.com.br. Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, tudo Na Ponta da Língua. A coluna é assinada pelo Editor, jornalista e blogueiro Jorge Martins (Poliglota)

Fraga livre para alçar voo em direção ao parlamento

Quem está feliz que nem pinto no lixo é o ex-deputado federal e presidente do DEM-DF, Alberto Fraga. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios decidiu que não há provas para a continuação do processo e que iria requerer a absolvição do mesmo. Fraga era acusado de utilizar verbas de gabinete para pagar sua empregada doméstica. Agora, Fraga está livre para tentar voltar a vida política sem a sombra dos processos que o prejudicou muito em 2018…

Aumento salarial de PMs e BMs

Depois que o presidente Jair Bolsonaro acenou com um possível reajuste salarial ano que vem aos servidores públicos, quem não perdeu tempo foi o Fórum das Associações representativas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Distrito Federal. Em carta encaminhada ao governador Ibaneis Rocha (MDB), a entidade solicitou uma audiência para apresentar alternativas que possam viabilizar o aumento nos defasados salários dos heróis que protegem a sociedade brasiliense. Segundo a entidade, o último reajuste real de salário concedido aos militares aconteceu em 2013…

Bomba nas eleições da OAB

No próximo dia 21 a Ordem dos Advogados do Brasil do DF realizará suas eleições para escolha da diretoria que dirigirá a mesma para o próximo triênio (2022 a 2024). Guilherme Campelo, Délio Lins e Thais Riedel estão no páreo. Informações publicadas no site quidnovi dão conta que a utilização política da ordem pode mudar os planos de figurões que tentam usar a Ordem como trampolim para suas pretensões políticas. Dia 21 vamos saber…

“Revelion e carnaval 2”

Semana passada falamos sobre a realização do carnaval 2022 no Brasil. O momento ainda requer muito cuidado, pois a situação pandêmica no mundo não mudou muito. Mas no Brasil, país considerado a “terra do carnaval”, os discursos estão girando em torno do período “pós pandêmico”. Pós pandêmico? Estão ficando louco?

Países da Europa estão preocupados com o crescimento da pandemia e com as ações para combate-la. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já recomendou que a festa não aconteça. Será que vão seguir os “protocolos” ou mais tarde irão culpar os governantes pela quarta onda?…

Deu ruim Semipresidencialismo citado por Toffoli

Quem não ficou nada satisfeito com as declarações do Ministro do STF, Dias Toffoli, durante sua participação em Lisboa no IX Fórum Jurídico, foi o senador Eduardo Girão (Podemos-CE). A fala de Toffoli de que “Na prática, nós já temos, no Brasil, um sistema semipresidencialista com um controle de poder moderador exercido pelo Supremo Tribunal Federal”, só endossou o que muitos já sabiam de que as interferências do Supremo têm prejudicado a governabilidade no Brasil.

“Por mais saber jurídico que detenha ou por melhor que seja sua reputação, nada lhe autoriza a interferir nos demais poderes, cujos integrantes, presidentes, senadores, deputados federais, receberam a chancela de mais de 100 milhões de votos que expressam a vontade popular”, fechou Girão. Os restantes dos senadores ficaram calados. Porquê será?…

BRB volta à normalidade

A partir da próxima segunda-feira (22), as agências do Banco de Brasília voltam a atender o público em seu horário normal de 11 às 16 horas. Serão mantidas as medidas para proteção de clientes e empregados adotadas em função da pandemia do coronavírus. Limpeza reforçada e álcool em gel continuam sendo disponibilizados ao público. O protocolo de distanciamento mínimo de dois metros, recomendado pelos decretos locais e pelo Ministério da Saúde, também será seguido…

Semana que vem tem mais…

Artigo anteriorGovernador inaugura no Riacho Fundo II quarta UPA prometida
Próximo artigoEuropa sofre o impacto da pandemia dos não vacinados contra covid-19