Cinco cidades do Entorno já vacinam a partir dos 65 anos. Veja quais

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A poucos quilômetros de Brasília, municípios de Goiás avançam na ampliação de público. No Novo Gama, a vacinação é para maiores de 64 anos

Cinco municípios situados na região do Entorno do Distrito Federal já vacinam contra a Covid-19 pessoas a partir dos 65 anos: Cidade Ocidental, Valparaíso, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama, todos em Goiás. No caso dessa última cidade, a imunização contempla pessoas com 64 anos ou mais.

Em Brasília, a Secretaria de Saúde aplica o imunizante no público da faixa etária de 66 anos. No entanto, devido à falta de doses, a pasta suspendeu a vacinação dessa população até o recebimento de nova remessa da União.

Com isso, de acordo com as prefeituras dessas localidades, tem ocorrido, mesmo que timidamente, uma procura inversa: brasilienses que ainda não estão incluídos na campanha do DF, mas que já podem ser contemplados em Goiás, buscam municípios do estado vizinho.

Apesar de algumas cidades do Entorno solicitarem comprovante de residência na hora de aplicar a vacina, os postos não impedem o público de fora de receber o imunizante, uma vez que a campanha é do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja, abaixo, alguns dos municípios com campanha mais avançada que o DF:

Novo Gama

No Novo Gama, cidade com 117.703 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, a campanha de imunização contra a Covid-19 inclui, desde segunda-feira (5/4), pessoas a partir de 64 anos.

É necessário levar documento de identidade, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência. Segundo Marília Thissolucombe, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, moradores de outras localidades não são impedidos de se vacinarem no local, mas a prioridade é de quem reside na cidade.

“O Ministério da Saúde dá autonomia ao município e nós optamos pela exigência de comprovar residência pelas condições [baixa quantidade de doses]. Então, a preferência é dada aos idosos daqui”, pontua.

Cidade Ocidental

Em Cidade Ocidental, idosos com 65 anos ou mais também já podem ser imunizados. Diferentemente do Novo Gama, o município não exige comprovação de endereço para quem procura um posto de vacinação.

“Só precisa de documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina. Nós recebemos vacinas de acordo com a população do município e já está chegando menos do que o necessário. Então, quando recebemos esses moradores [de fora da cidade], deixamos de atender nossos residentes. Mas a gente entende que está chegando pouco para todos e, então, não fazemos distinção”, diz Luciane Bernardes, secretária de Saúde de Cidade Ocidental.

Conforme o IBGE, a estimativa populacional do município em 2020 era de 72.890 habitantes. Desde o início da campanha até o último domingo (4/4), o governo local vacinou 3.990 pessoas com a primeira dose, o equivalente a 4,47% da população.

Valparaíso

Em Valparaíso, a campanha contempla, atualmente, pessoas com 65 anos ou mais. Segundo Ana Andréa Ramalho, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, para receber a primeira ou a segunda dose da vacina, o público deve apresentar um documento de identidade (RG ou CNH), CPF e comprovante de endereço do município.

“O SUS é universal, então se uma pessoa chega e não tem comprovante de residência, não podemos negar a vacinação”, explica.

Em nota, a assessoria de imprensa do Governo de Valparaíso informou que, neste momento, o município está imunizando idosos nos três postos de vacinação da cidade: UBS Etapa C, UBS Santa Rita de Cássia e UBS Céu Azul 1 A. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. No sábado e no domingo funcionará somente a UBS da Etapa C, de 8h as 14h.

“As demais fases ainda não possuem data prevista para iniciar, devido à baixa disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O município aguarda orientação do MS e da SES-GO para dar continuidade nas fases da campanha de vacinação contra o coronavírus”, informou, na nota.

Águas Lindas de Goiás

Assim como Valparaíso, Águas Lindas de Goiás tem vacinado pessoas com idades a partir de 65 anos. Com área de 192,392 km² e população estimada pelo IBGE em 217.698 habitantes, é o município mais populoso da região do Entorno do DF.

Até essa segunda-feira (5/4), Águas Lindas havia imunizado 10.235 pessoas com a primeira dose, o que representa 4,7% da população.

De acordo com Marcos Alexandre Peixoto, secretário de Comunicação de Águas Lindas, o governo pretende ampliar o público-alvo, alcançando a população com 63 anos ou mais ainda nesta semana. “Esperamos receber um novo lote e, dependendo do total que chegar, vamos aumentar o público”, disse.

Segundo Marcos, moradores de Brasília têm procurado o munícipio goiano para receber o imunizante nos últimos dias. “Águas Lindas é a cidade do Entorno que mais vacinou pessoas. Como a idade [do público] está abaixo da de Brasília, o pessoal tem vindo para cá”, comentou.

O governo oferece duas formas de vacinação: por meio de agendamento no site para receber a imunização em posto de saúde, onde é necessário comprovar residência no município; ou pelo drive-thru, que não exige comprovante de endereço.

“Idosos que moram em outras localidades não conseguem agendar a vacinação pelo site, porque pede o endereço. Mas pelo drive-thru é só chegar e se vacinar.”

Santo Antônio do Descoberto

Outra cidade do Entorno que também inclui idosos com 65 anos é Santo Antônio do Descoberto. É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS.

Segundo o IBGE, 75.829 pessoas moram no município atualmente. Desde o início da campanha na cidade, 4.308 pessoas foram vacinadas até essa segunda-feira. Isto é, 5,68% da população.

Luziânia

Assim como no DF, o público-alvo da vacinação em Luziânia contempla idosos com 66 anos ou mais. A imunização de pessoas dessa faixa etária começa nesta terça-feira (6/4) na cidade e não exige comprovante de endereço.

“Não exigimos o comprovante de residência, porque o SUS é universal. Então, basta levar o cartão do SUS e documento de identificação com número de CPF”, informa a secretária de Saúde de Luziânia, Marcelle Melo.

Segundo estimativa do IBGE, Luziânia tinha 211.508 habitantes em 2020 e área de 3.961,100 km², sendo um dos municípios mais populosos do estado de Goiás. Até essa segunda-feira (5/4), a cidade havia vacinado 8.433 pessoas com a primeira dose, o que representa 3,99% da população.

Metropoles.com

Artigo anteriorImposto de Renda: Senado aprova adiar prazo para declaração até 31/7
Próximo artigoMinistro anuncia novo diretor-geral da Polícia Federal