Faltando 6 dias para os pleitos eleitorais no Distrito Federal, ninguém pode afirmar com precisão que os cenários para deputados Federais e Distritais está definido. Muita água ainda vai rolar por baixo dessa ponte
Distritais
No campo Distrital, pelo menos 45,8% dos eleitores estão aguardando o último minuto do segundo tempo para decidir quem ocupará as 24 cadeiras da Câmara Legislativa.
Se as eleições fossem hoje, segundo a terceira pesquisa encomendada pelo Correio/Opinião (Correio Braziliense), registrada no TSE sob o número DF-09779/2022 e divulgada ontem (26), realizada entre os dias 22 e 24 de setembro, com 1.099 entrevistados presencialmente e com margem de erro estimada de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os escolhidos espontaneamente pelos eleitores seriam:
- Chico Vigilante (PT): 2,8%
- Fábio Félix (PSol): 1,6%
- Joaquim Roriz Neto (PL): 1,6%
- Cristiano Araújo (MDB): 1,2%
- Jaqueline Silva (Agir): 1%
- Sandra Faraj (União): 1%.
- Rogério do Morro da Cruz (PMN): 0,9%
- Reginaldo Sardinha (PL): 0,9%
- Pepa (PP): 0,9%
- Carlos Dalvan (Agir): 0,9%
- Max Maciel (PSol): 0,8%.
- Hermeto (MDB): 0,7%
- Iolando (MDB): 0,7%
- Delmasso (Republicanos): 0,7%
- Suzele Veloso (PSB): 0,6%
- Renata D’Aguiar (PMN): 0,6%
- Eduardo Pedrosa (União): 0,6%.
Federais
No campo Federal as indecisões são menores, porém, as oito cadeiras estão emboladas. Políticos que achavam que tinham seus nichos eleitorais garantidos, já se preocupam em conseguir êxito, principalmente aqueles que ficaram muito tempo afastado de um mandato.
Atualmente, e caso as eleições fossem hoje, o ex-governador José Roberto Arruda (PL) seria eleito com 6,4% das intenções de votos, seguido do radialista e apresentador de TV Fred Linhares (Republicanos) com 5% e Érika Kokay (PT) com 4,6% em terceiro lugar. Outros dois nomes fortes, como Bia Kicis (PL) e Rafael Prudente (MDB) aparecem com 2,6% empatados. Tudo de acordo com a pesquisa Correio/Opinião.
Mais atrás, penando e gastando muita saliva e sola de sapato, mas com poucas chances, aparecem o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 1,9%; Júlio César (Republicanos), com 1,2%; Fadi Faraj (União), com 1,1%; Professor Israel (PSB), com 0,9%; Alberto Fraga (PL), com 0,9%; e Roney Nemer (PP), com 0,9%.
A briga vai ser boa, mas certeza mesmo só quando as urnas forem abertas após as 17:00 horas do próximo domingo.
Haja ansiolíticos…
Da redação,
Por Jorge Poliglota…