Evento no Lago Sul marcou também a filiação da deputada Jane Klebia e do administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, ao Republicanos.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou nesta terça-feira (16/9) que o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, será o pré-candidato a vice na chapa encabeçada pela atual vice-governadora Celina Leão (PP) nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante ato de filiação de Rocha ao Republicanos.
Além dele, a deputada distrital Jane Klebia e o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, também oficializaram a entrada no partido, fortalecendo a base governista.
Ibaneis destacou que as novas adesões consolidam a aliança do Republicanos com seu grupo político e reforçam o objetivo de ampliar a representatividade da legend ano legislativo.
“Temos um objetivo muito claro – eu, o presidente Marcos [Pereira] e o Republicanos – de formar uma bancada forte na Câmara Legislativa e também na Câmara dos Deputados. Por isso, apoiei a ida de lideranças, como a deputada Jane Klebia, para o Republicanos, além da indicação de Gustavo para compor nossa chapa majoritária na Vice-Governadoria”, declarou o governador.

Celina Leão reforçou que a presença do Republicanos no projeto político confirma a unidade do grupo de centro-direita no Distrito Federal.
“É um projeto claro, de resultados. Nosso governo contratou 36 mil servidores, criou o plano de saúde do funcionalismo e já entregou mais de seis mil obras no DF”, afirmou.
Questionada sobre a escolha de Gustavo Rocha como vice, Celina destacou a convivência próxima durante a intervenção federal na segurança pública em 2023. “Gustavo é um homem sério, de poucas palavras, mas de muita ação”, disse.
A solenidade de filiação ocorreu na residência do empresário Leonardo Valverde, no Lago Sul, e contou com a presença do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Quem é Gustavo Rocha
Advogado de carreira, Gustavo Rocha ocupa atualmente a Secretaria da Casa Civil do Distrito Federal. No governo Michel Temer (MDB), comandou o Ministério dos Direitos Humanos. Antes, integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e exerceu a função de subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República.
As informações são do Portal Imparcial




