- PUBLICIDADE -

Candidato à presidência da Colômbia morre após atentado

Político de 39 anos foi baleado durante evento de campanha na Colômbia

O senador e candidato presidencial colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) em decorrência dos ferimentos sofridos em um atentado a tiros em 7 de junho, em Bogotá. O político foi baleado enquanto participava de um evento de campanha no bairro de Modelia, zona oeste da capital. Um adolescente de 15 anos foi preso como autor dos disparos.

Uribe Turbay era integrante do partido Centro Democrático, principal sigla de oposição ao governo de Gustavo Petro. Filho da jornalista Diana Turbay, assassinada em 1991, e neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala, ele estava internado desde o ataque na Fundação Santa Fé, onde passou por diversas cirurgias e permaneceu em estado crítico por mais de dois meses.

Testemunhas registraram o momento em que tiros foram disparados contra o senador, atingindo-o na perna e na cabeça. Socorrido por seguranças, foi levado a uma clínica próxima e, depois, transferido para o hospital onde faleceu. A esposa, María Claudia Tarazona, confirmou a morte nas redes sociais com mensagem de despedida.

O ex-presidente Álvaro Uribe Vélez lamentou o crime e disse que “o mal destrói tudo; matou a esperança”. A senadora María Fernanda Cabal declarou pesar e solidariedade à família. O ex-presidente Iván Duque afirmou que “a Colômbia lamenta, mas não se renderá aos criminosos que tiraram a vida de um jovem admirável”.

Segundo as autoridades, além do adolescente detido, outros cinco adultos foram presos sob suspeita de participação no crime. Um deles, identificado como José Arteaga Hernández, o “El Costeño”, é apontado como coordenador do ataque. A motivação ainda é investigada.

O assassinato de Uribe Turbay reacendeu na Colômbia a memória de outros crimes contra candidatos presidenciais ocorridos no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990. O senador deixa a esposa e quatro filhos.

 

Com informações Blog do Claudio Dantas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -