O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou nesta quarta-feira, em entrevista ao Podcast Direto de Brasília, que teme ser assassinado na prisão, caso venha a ser preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes e o STF
Bolsonaro acusou o ministro do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de ter “algo pessoal” contra ele. “Na verdade, eles querem me matar. Querem dar um fim em mim. Coloca na cadeia e é fácil eliminar alguém sem deixar provas. Eu sou um paralelepípedo no sapato deles. Eu não fui para o outro lado”, afirmou.
O ex-presidente se tornou réu, junto com mais 34 assessores próximos, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022. De acordo com sua equipe de advogados que defende Bolsonaro, “nunca se viu neste país uma aceleração tão grande em um processo buscando a condenação de uma pessoa inocente como estão fazendo agora com Jair Bolsonaro”.
O interlocutor da entrevista, Magno Martins, questionou Bolsonaro se as atitudes de Moraes estavam sendo semelhantes às do ex-juiz Sérgio Moro no período da Lava Jato em relação a Lula. Bolsonaro disse que sim, porém, diferentemente daquele período, ele não cometeu crime algum e tudo não passa de uma clara perseguição política.
Bolsonaro também criticou o processo de tentativa de golpe. “Ora meu Deus, eu estava no exterior, mais precisamente nos Estados Unidos, como eu poderia aplicar um golpe? Esse é um daqueles processos vergonhoso que sequer deveria existir”, afirmou.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília