- PUBLICIDADE -

As novas táticas antiaborto da ultradireita da América Latina

Uma investigação do EL PAÍS em cinco países latino-americanos descobriu que uma rede de entidades afiliadas à organização conservadora norte-americana Heartbeat International (HI)
se promovem na internet como sites feministas e com linguagem enganosa a favor do aborto, mas, na realidade, funcionam como um meio para manipular e internar mulheres em suas unidades e tentar fazer com que levem sua gravidez até o fim.

Seis repórteres (cinco mulheres e um homem) foram a centros na Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador e México secretamente entre 2019 e 2021, como parte de uma investigação da OpenDemocracy sobre as operações da HI na região.

Durante essas visitas, constataram que esses locais funcionam da mesma forma: dão informações falsas sobre o aborto, propõem a adoção como alternativa e, em alguns casos, oferecem alojamento temporário e alimentação.

Suas promessas de ajudar a encontrar um lar para as crianças costumam ser contra as leis dos países onde atuam. Sua estratégia faz parte da nova investida do movimento ultraconservador que atua na região para conter o avanço dos direitos reprodutivos das mulheres. Em três dos cinco países incluídos nessa reportagem os sites usam publicidade enganosa ou se identificam como ativistas feministas.

Fonte: El País

Sair da versão mobile