Um protesto, na Esplanada dos Ministérios, realizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã deste domingo; uma ação pró-governo e contra a decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, que tornou Lula novamente elegível, e se colocando contra as medidas do locdown, no Distrito Federal seguiu em direção ao Congresso. A fila de carros passou pelo Eixo Monumental em direção ao Congresso Nacional. Bandeiras do Brasil foram hasteadas nas janelas da maioria dos veículos. Parte dos apoiadores estavam sem máscara. Durante a manifestação, um carro de som tocava o hino nacional. Um grupo de pessoas acompanhou o protesto a pé, algumas delas usando camisetas do Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs). Buzinaço e fogos de artifício também marcaram o protesto.
Toque de Recolher
Além das questões de política nacional, os manifestantes se opõem, ainda, ao decreto de lockdown e o de toque de recolher, que estão em vigor no DF. A medida editada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) visa conter a disseminação da covid-19. Na opinião dos participantes do protesto, a ação atrapalha a economia e interfere sobre a liberdade individual.
Falta de Leitos
A lotação dos leitos nos hospitais públicos do DF já ultrapassa os 90% há semanas. No sábado, o Distrito Federal estava com apenas um leito disponível para unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública, enquanto 207 pessoas aguardavam por um leito para tratamento de covid.
Repórter Brasília