A partir de 6 de junho o Sindicato de irmão de Lula suspenderá os benefícios oferecidos pela entidade, após corte dos descontos pelo INSS nas contas dos aposentados
Benefícios como auxílio funeral, distribuição gratuita de medicamentos em situações emergenciais e sorteios mensais de prêmios aos seus associados foram suspensos pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Curiosamente, o Sindnapi foi excluído das investigações da Polícia Federal, assim como a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), pela AGU (Advocacia-Geral da União), cujo presidente é o amigo pessoal de Lula, o advogado Jorge Messias, nomeado por ele em janeiro de 2023.
Em nota, o Sindnapi afirmou que “está fazendo todo o esforço para manter os serviços prestados aos associados”, mas que a suspensão dos descontos agrava as limitações financeiras. Segundo o sindicato, os benefícios que serão interrompidos estavam vinculados a parcerias com empresas terceirizadas, e não poderão ser mantidos apenas com recursos próprios.
Como saída, a entidade tem incentivado seus membros a atualizarem seus cadastros e passarem a efetuar o pagamento das contribuições por meio de boletos bancários.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília