Depois de uns dias de descanso nas pesquisas e até mesmo uma pequena instabilidade, o governo do presidente Lula sofre novo revés
Os dados constam da pesquisa divulgada pelo PoderData hoje (30). De acordo com eleitores ouvidos, 53% reprovam o governo petista enquanto 42% ainda o aprovam.

Apesar desses números serem melhores que os da última pesquisa realizada pelo mesmo instituto há dois meses (56% de reprovação contra 39% de aprovação), o governo acha que pode melhorar os números ainda mais.
Para Lula a recuperação se deve ao posicionamento do governo em relação à taxação de 50% que deve ser imposta pelos Estados Unidos ao Brasil a partir de 1º de agosto.
A pesquisa também questionou a avaliação pessoal de Lula. 41% acham que Lula tem um desempenho ruim ou péssimo no cargo e apenas 22% consideram o trabalho ótimo ou bom, enquanto 34% consideram regular.
Na análise de dados estratificados, Lula só é bem avaliado entre os jovens de 16 a 24 anos (52%), residente no nordeste (50%) e pessoas com ensino fundamental (46%). Já a reprovação é maior entre adultos de 45 a 59 anos (58%), residentes na região Sul (62%) e Centro Oeste (61%), além daqueles com ensino superior (60%).
Mesmo otimista para encarar uma nova reeleição em 2026, para eleitores ouvidos a idade será um obstáculo o qual o atual presidente terá que convencer a população. Com 79 anos e problemas de saúde, 50% acham que a idade será um problema, 26% não veem problemas e 24% não souberam responder.
A pesquisa do PoderData entrevistou 2,5 mil pessoas do Distrito Federal e de 182 municípios das unidades federativas entre os dias 26 e 28 de Julho. Os métodos utilizados foram ligações telefônicas para celulares e fixos, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília