Sinpro-DF mantém paralisação às vésperas da eleição e provoca debate: quem defende a educação também pode deixar alunos sem aula?
Sindicato contesta cobranças pedagógicas e medidas da Secretaria de Educação, enquanto Celina Leão pede adiamento do protesto. Mobilização prevista para quarta-feira (21) poderá interromper aulas antes da suspensão do calendário escolar para o segundo turno.
A decisão do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) de manter uma paralisação geral nesta quarta-feira (21), apenas quatro dias antes do segundo turno das eleições, provocou um confronto público com o Governo do Distrito Federal e trouxe uma questão importante para o debate: como conciliar a defesa dos direitos dos professores com a necessidade de garantir a aprendizagem dos estudantes?
A entidade confirmou a mobilização para as 9h, na Praça do Buriti, mesmo depois de a governadora Celina Leão (PP) solicitar que o movimento fosse realizado em outra data, evitando prejuízos às famílias e à comunidade escolar.
Segundo o sindicato, a paralisação representa uma reação a decisões consideradas autoritárias da Secretaria de Educação, comandada por Thiago Peixoto. Entre as reclamações estão mudanças nos cronogramas pedagógicos, a utilização obrigatória de determinados materiais didáticos e a forma como o governo pretende melhorar os resultados das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A contradição entre reivindicar melhorias e interromper as aulas
O ponto mais sensível da discussão está no impacto da paralisação sobre os estudantes.
O Sinpro-DF argumenta que as medidas de desempenho pedagógico estão sendo implementadas sem diálogo suficiente com professores e comunidades escolares. A entidade sustenta que a busca por melhores indicadores não pode ignorar problemas como salas superlotadas, falta de profissionais e dificuldades estruturais.
Por outro lado, a interrupção das aulas também traz consequências para o processo de aprendizagem, especialmente quando ocorre em um período de calendário escolar reduzido.
O Ideb é um dos principais instrumentos utilizados para acompanhar a qualidade da educação básica brasileira, considerando o desempenho dos estudantes em avaliações e as taxas de aprovação escolar.
Melhorar esses resultados exige planejamento, condições adequadas de trabalho, acompanhamento pedagógico e participação dos professores. A discussão sobre metas, portanto, não precisa ser incompatível com a defesa da autonomia escolar.
O questionamento que surge é se uma paralisação geral, nesse momento específico, representa o instrumento mais adequado para solucionar essas divergências.
Alunos poderão ficar sem aulas na quarta e na sexta-feira
O calendário torna a situação ainda mais delicada.
Além da paralisação convocada para quarta-feira (21), as escolas públicas do DF não terão aulas na sexta-feira (23), devido à preparação dos estabelecimentos para o segundo turno das eleições, marcado para domingo (25).
A suspensão de sexta-feira está prevista no Decreto nº 49.392, de 18 de setembro de 2026. Já a interrupção de quarta-feira dependerá da adesão dos profissionais ao movimento.
A Secretaria de Educação informou que a participação é facultativa e que eventuais aulas suspensas deverão ser repostas, respeitando o mínimo legal de 200 dias letivos.
Mesmo com a previsão de reposição, a mudança pode exigir reorganização da rotina de estudantes, pais e responsáveis.
Celina Leão questiona o momento escolhido pelo sindicato
A governadora Celina Leão criticou a proximidade entre a paralisação e a votação do segundo turno, classificando o movimento como uma manifestação de caráter político.
Ela afirmou que reconhece o direito de reivindicação dos professores, mas considera inadequado realizar uma paralisação durante os últimos dias da campanha eleitoral.
Celina também destacou medidas adotadas pelo governo, como a nomeação de mais de 3 mil profissionais concursados e a recomposição salarial de diretores e vice-diretores, argumentando que a administração tem buscado atender às demandas da educação.
O sindicato, entretanto, rejeita a interpretação de que a paralisação tenha motivação exclusivamente eleitoral. Para seus representantes, os problemas da rede de ensino são anteriores à disputa política e exigem providências imediatas.
Divergência sobre o Ideb vai além de uma cobrança por resultados
Um dos principais pontos de discordância está na maneira como a Secretaria de Educação organiza as atividades pedagógicas.
O Sinpro-DF afirma que materiais padronizados e cronogramas determinados pela administração podem limitar a autonomia dos professores e desconsiderar as particularidades de cada escola.
O sindicato também sustenta que concentrar esforços em avaliações externas, sem enfrentar problemas estruturais, pode produzir melhorias nos indicadores sem necessariamente representar avanços equivalentes na qualidade do ensino.
Já a preocupação com os resultados educacionais envolve a necessidade de identificar dificuldades de aprendizagem e estabelecer estratégias para superá-las.
São objetivos que podem coexistir. O desafio está em construir critérios de avaliação e acompanhamento que respeitem a realidade das escolas e, ao mesmo tempo, permitam verificar se os estudantes estão aprendendo.
Direito de protestar e direito de aprender
A Constituição Federal assegura o direito de organização sindical e reconhece a educação como um direito social. Isso torna necessário equilibrar as reivindicações dos profissionais com a continuidade de um serviço público essencial.
O sindicato tem legitimidade para questionar decisões administrativas, reivindicar melhores condições de trabalho e defender a participação dos educadores no planejamento escolar.
Da mesma forma, famílias e estudantes têm razões para cobrar que eventuais interrupções sejam reduzidas ao mínimo necessário e que as aulas perdidas sejam efetivamente recuperadas.
A proximidade das eleições aumenta a repercussão do episódio, mas não comprova, isoladamente, que a paralisação tenha sido organizada com finalidade eleitoral.
O que está confirmado é que o Sinpro-DF decidiu manter a mobilização, o governo pediu seu adiamento e a comunidade escolar poderá enfrentar alterações no calendário.
A questão central permanece: como garantir que o debate sobre a qualidade da educação não resulte, justamente, em mais dificuldades para aqueles que deveriam ser os maiores beneficiados pelas melhorias — os estudantes?
Alô SINPRO!!! Os pais e alunos não estão nada satisfeitos com essas atitudes!
Da redação…




