Os 75 mil habitantes da pequena cidade de Aracati, no interior do Ceará, estão em pé de guerra com o prefeito da cidade, Bismarck Maia e seu Porta Voz, de nome não divulgado, por promover Carnaval na Semana Santa. Bismarck Maia brinca até com o nome “Paixão de Cristo” apelidando de “Paixão de Aracati”
Tudo porque a prefeitura resolveu fazer o carnaval fora de época da cidade exatamente no dia em que se comemora a “Paixão de Cristo”, inclusive fazendo uma brincadeira com a data tão especial e sagrada para os cristãos do mundo todo, chamando a festa de “Paixão no Aracati”.
Para completar a insatisfação popular, o Porta Voz da prefeitura ao dar uma entrevista numa rádio local e ser questionado da realização da festa naquela data disse: “O Estado é laico e não pode ter religião. Então você acreditando em Deus e Jesus e você acreditando num pedaço de plástico é a mesma coisa. Você acreditar numa pedra é a mesma coisa”.
A festa está programada para acontecer entre os dias 15 e 17 de abril. As propagandas do evento já foram lançadas e personalidades conhecidas da música brasileira já confirmaram presença como Zé Vaqueiro, Bell Marques e Léo Santana.
Para os cristãos, isso é um desrespeito.
CNBB exige cancelamento da festa
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do presidente Regional Nordeste 1 da instituição, o bispo de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, repudiou Carnaval fora de época promovido pela Prefeitura de Aracati na Semana Santa. A CNBB exige o imediato cancelamento do evento “Paixão no Aracati” promovido pelo prefeito Bismarck Maia (PTB). Os artistas começarão a ter seus nomes divulgados nacionalmente de forma negativa por aceitarem promover um Carnaval na Sexta-Feira sagrada.
O governador Camilo não concorda com essa medida, bem como entidades ligadas aos cristãos (vídeo abaixo), mas o prefeito de Aracati não recua por pirraça e truculência.
Nos bastidores, comenta-se que Bismarck não tem simpatia pelos cristãos e sua fé e quer desapropriar — dizem que é perseguição religiosa — o Colégio Marista, que educa a juventude aracatiense há 73 anos, para montar o campus da UECE.
**Por Poliglota, jornalista editor do Portal Opinião Brasília e presidente do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP)