“Diferentemente da matéria publicada neste site “Nem Fake News conseguiu mobilizar PMs em manifestação pífia contra o governo em frente ao Buriti”, a Associação Caserna, que representa cerca de 3 mil militares do Distrito Federal, esclarece que todas as informações divulgadas pela associação sobre a proposta de recomposição salarial das forças de Segurança Pública do Distrito Federal são verdadeiras.
As informações, divulgadas em primeira mão pela Caserna, sobre um reajuste em percentual maior para a Polícia Civil, foram confirmadas com o acesso ao teor da proposta de Medida Provisória assinada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em 15 de março de 2022. Apesar de inicialmente apontar um reajuste de 10% linear para policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, no decorrer da proposta há um quadro indicando os valores reais a serem aplicados, na ordem de cerca de 15% no salário dos policiais civis e 10% na remuneração dos militares, o que vai de encontro à isonomia defendida pelo próprio governador na assinatura da proposta.
A Caserna destaca que não houve “instabilidade” criada a partir da divulgação dos fatos, pois a verdade não causa instabilidade, mas a mentira sim, principalmente quando patrocinada por motivos políticos ou pelo simples prazer de disseminar boatos que causem alvoroço.
A instabilidade é causada por aqueles que printam e divulgam conversas, ferindo o direito à privacidade, em nome do jornalismo, mas que não se atentam a seu próprio código de ética, que prevê, entre outras coisas, “a precisa apuração e correta divulgação dos fatos”.
Sobre o áudio divulgado na matéria, em que policiais militares são intitulados de “cornos”, é, no mínimo, lamentável que um veículo de imprensa divulgue conteúdo contendo tais termos, que não contribuem para a apresentação dos fatos.
Por fim, no que diz respeito ao vídeo divulgado pela Caserna, em que foram apontadas as inverdades repetidas em redes sociais por grupos políticos ligados a um deputado distrital, a divulgação do conteúdo da proposta mostrou mais uma vez que a associação estava com a verdade.”
CASERNA, Associação Civil sem fins Lucrativos
CARLOS VICTOR FERNANDES VITÓRIO
PRESIDENTE