Até o momento, não há informações sobre o que possa ter causado os problemas nas plataformas
O Whatsapp, o Instagram e o Facebook pararam de funcionar no começo da tarde desta segunda-feira, 4. De acordo com o site DownDetector, que monitora ocorrências adversas nas plataformas digitais ao redor do mundo, mais de 27 mil problemas foram reportados no WhatsApp do Brasil entre as 12h e 13h. Também há relatos do aumento das reclamações em países como Estados Unidos, Bélgica e Japão. Os gráficos dos outros sites de domínio da empresa de Mark Zuckerberg também mostraram um aumento de reclamações na última hora. O volume de acessos na plataforma que monitora as reclamações foi tão grande que o próprio DownDetector também apresentou instabilidade.
Entre a maioria das queixas dos usuários estão a incapacidade de enviar ou receber mensagens, fotos e áudios. No Instagram, muitos recebem a mensagem de que “não foi possível atualizar o feed”. Em poucos minutos, o termo “WhatsApp” se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, com quase 1 milhão de menções na rede social. A Jovem Pan entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook, que não detalhou o motivo da queda. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, disse em nota. Quase uma hora após o registro dos primeiros problemas nas plataformas, o WhatsApp usou o Twitter para enviar uma mensagem aos seus usuários: “Estamos cientes de que algumas pessoas têm problemas com o WhatsApp neste momento. Estamos trabalhando para trazer as coisas de volta à normalidade e vamos dar novas informações aqui assim que possível”. O Instagram também se pronunciou sobre o “problema” nas redes. “Tenham paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, diz trecho do posicionamento em inglês.
Fonte: JPan