Por Sandro Gianelli
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fundo eleitoral
A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aumentou o fundo eleitoral que passou de 2 bilhões para 5,7 bilhões de reais. Lembrando que este recurso será exclusivo para o investimento nas eleições de 2022, ou seja, custeará as campanhas de todos os candidatos.
Bancada do DF
Na Câmara dos Deputados apenas Laerte Bessa votou favorável ao aumento. Celina Leão e Júlio César Ribeiro não votaram. Erika Kokay, Israel Batista, Luis Miranda e Paula Belmonte votaram contra.
Datena na política
O jornalista e apresentador José Luiz Datena se filiou ao PSL de São Paulo. Inicialmente noticiaram que ele poderia se candidatar à presidência da República. Se acontecer, colocará o PSL em rota de colisão com o governo Bolsonaro.
PSL x Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro foi eleito pelo PSL em 2018, se desentendeu com membros da Executiva Nacional e deixou a sigla. Em vários estados, Bolsonaristas estão filiados ou se filiando ao PSL na esperança do partido apoiar a reeleição de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Reprodução da internet
Ensaios
Essa não foi a primeira vez que Datena ensaia entrar na política. Em outras ocasiões ele desistiu de se candidatar e optou por permanecer na TV. Caso semelhante ocorreu com o apresentador Luciano Huck, que ensaiava uma candidatura, mas optou por permanecer na TV.
Senador ou Governador
Segundo o PSL de São Paulo o cargo pleiteado por Datena será definido em alguns meses. Datena pode concorrer ao Senado ou ao Governo de São Paulo. Vai depender de resultados de pesquisas que serão realizadas em breve.
Reeleição
O deputado distrital Hermeto tirou uma semana para descansar e deve voltar focado na sua reeleição. Seu grupo político já definiu que o parlamentar concorrerá mais uma vez a Câmara Legislativa. Hermeto é padrinho político das cidades de Candangolândia, onde foi administrador por dois mandatos, e do Núcleo Bandeirante, além de ser representante da Polícia Militar.
Federal
O deputado distrital Guarda Janio, outro representante da Polícia Militar cansou de concorrer a Câmara Legislativa e estuda uma eleição para a Câmara Federal. O problema é que o ex-deputado Fraga também pode concorrer ao mesmo cargo. Será que tem espaço para dois candidatos da Segurança Pública?
Reprodução da internet
Fraga x Flávia Arruda
Fraga e Flávia Arruda são do mesmo grupo político. Na eleição de 2014, Fraga foi o mais votado. Em 2018, Fraga concorreu ao Governo do Distrito Federal e Flávia foi a mais votada para a Câmara dos Deputados. Se ambos disputarem votos para o mesmo cargo devem dividir o eleitorado. Não seria bom para nenhum dos dois.
Futuro incerto
Flávia está bem cotada. Pode concorrer ao GDF, caso Ibaneis desista da reeleição; pode bater chapa contra o governador, caso tenha o apoio do presidente Bolsonaro; ou concorrer ao Senado com apoio de Ibaneis.
Senado
Se o senador Reguffe optar por concorrer a reeleição será que Flávia tentaria destronar Reguffe? Lembrando que em 2022 só teremos uma vaga para o Senado. O senador Reguffe ainda não decidiu que cargo concorrerá nas eleições de 2022. A reeleição ao senado continua sendo uma opção.
Vice-governadora
Arrudistas temem que Flávia seja vice de Ibaneis e fique engessada. Outros julgam ser o melhor tendo em vista o bom governo feito por Ibaneis e a real possibilidade de reeleição. Sendo eleita vice, teria a oportunidade de ser a candidata do governo em 2026, com a máquina pública a seu favor.
Defesa da criança 1
A ex-deputada Luzia de Paula ainda não bateu o martelo se irá se candidatar novamente a Câmara Legislativa. Luzia é a primeira suplente de José Gomes, que foi cassado e permanece no mandato baseado em decisões da Justiça. Ela pode assumir o mandato a qualquer momento.
Defesa da criança 2
Lideranças do segmento da defesa das crianças avaliam que a Câmara Legislativa perde muito sem Luzia que é a maior autoridade do DF na defesa do tema. Luzia tem premiações internacionais e é a autora da Emenda à Lei Orgânica que destina três décimos da receita tributária do DF para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. A emenda aumentou em quase 50 vezes os recursos destinados à proteção da infância.
Vai bem, obrigado
Moradores de Vicente Pires aprovam a gestão de Ibaneis e do administrador Daniel de Castro. Problemas de pelo menos duas décadas foram resolvidos em pouco mais de 2 anos. Ruas que ainda não haviam tido a conclusão das obras de infraestrutura já estão com recursos garantidos e em breve a cidade estará (100%) de cara nova.
* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli no Portal Conectado ao Poder.