O Rotary Club Brasília viveu, na última quinta-feira (28), uma noite de reafirmação de seus valores fundacionais durante a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Ernesto Silva, a mais alta honraria concedida pela instituição.
Criada em 2023, a comenda é destinada a personalidades que, em sua trajetória pública e comunitária, traduzem o espírito rotário do “dar de si antes de pensar em si”.
Coube ao presidente do clube, José Fernando Vilela, abrir a solenidade. Na ocasião Vilela fez um resgate histórico que devolveu aos presentes o peso simbólico de Ernesto Silva para Brasília e para o Rotary.
“Essa medalha carrega a memória de um homem visionário, idealista e comprometido com os valores rotários e com o desenvolvimento do nosso Distrito Federal. Ernesto Silva, um dos 33 fundadores deste clube ainda em 1958, médico, militar e grande entusiasta da fundação desta cidade, é importante personagem da história de Brasília e para esta instituição que já presidiu. Em sua homenagem, em 2023, foi criada a Medalha do Mérito Ernesto Silva, que perpetua o legado desse pioneiro”, destacou.
Ao se dirigir aos homenageados, Vilela enfatizou a relevância de cada trajetória para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana.
“É importante esse reconhecimento público das ações que vocês fizeram, tanto em suas carreiras quanto em suas vidas pessoais, para que Brasília tivesse sempre uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humana. Seus nomes se juntam ao legado deste clube, que remonta aos 33 fundadores de 1958. Nosso compromisso é honrar essa história e homenagear pessoas como vocês, tão importantes para o desenvolvimento da nossa capital”, declarou.
Foram agraciados com a medalha do Mérito Ernesto Silva :
- Jair Soares, desembargador e presidente do TRE-DF;
- Coronel Moisés Alves Barcelos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF;
- Weligton Luiz Moraes, secretário de Estado de Comunicação do Distrito Federal;
- Maria José Santos Duarte, liderança rotária;
- Paulo Octávio Alves Pereira, empresário; e
- José Aparecido da Costa Freire, presidente da Fecomércio-DF.
A noite foi marcada pela convergência de sentimentos entre os homenageados, que, em falas distintas, repetiram a mesma percepção: a medalha representa mais do que uma distinção individual, é um símbolo de admiração pelo trabalho e pelas ações comunitárias desenvolvidas pelo Rotary.
O encontro também reverberou o nome do jornalista Toni Duarte, presidente do clube no biênio 2023–2024, cuja gestão foi amplamente enaltecida pelos presentes. Coube a ele instituir a Medalha Ernesto Silva, gesto que deixou um legado reconhecido e aplaudido não apenas pelo clube, mas por todos aqueles que acompanham a trajetória do Rotary Clube Brasília, o Pioneiro.
A noite terminou com o tradicional jantar ques ela um momento de confraternização .Mais do que um ato de celebração o evento simboliza a continuidade.
Ao reconhecer personalidades que se dedicam ao bem comum, o Rotary Club Brasília reafirmou sua missão de cultivar os valores que o movem desde a fundação da capital: a solidariedade, o espírito comunitário e a máxima rotária de doar-se antes de pensar em si.