- PUBLICIDADE -

Moraes oficiará Tarcísio após ‘insinuações’ de Chiquini

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou nesta quarta-feira (16) que oficiará o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após uma declaração do advogado Jeffrey Chiquini, representante de Filipe Martins, réu na ação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

Segundo Moraes, o governador será informada da “insinuação” de que ele poderia ter participado da reunião em que teria sido discutido o plano do suposto golpe.

Durante audiência na segunda-feira (14), Chiquini questionou o tenente-coronel Mauro Cid se Tarcísio esteve com Martins em uma reunião no Palácio da Alvorada, em 2022, na qual teria se discutiu o documento conhecido como “minuta do golpe”. Moraes, na ocasião, reforçou que o governador não é investigado e que o advogado fazia uma insinuação. Chiquini respondeu: “Não estou insinuando nada, não ponha palavras na minha boca”.

O caso voltou à tona nesta quarta-feira (16), quando Chiquini interrogava o general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI, sobre as tropas de prontidão no dia da invasão aos prédios dos Três Poderes. “Doutor, quando os golpistas chegaram — porque não são vândalos, são golpistas, inclusive já condenados —, as imagens são muito claras. O senhor deveria ter acompanhado”, disse Moraes, ao interromper o advogado.

Chiquini, então, provocou Moraes: “Quais imagens? Aquelas que desapareceram ou aquelas disponíveis de forma seletiva?”. A resposta do ministro foi imediata: “O senhor está acusando alguém de ter feito as imagens desaparecerem?”. Chiquini alegou ter proferido uma afirmação genérica. Foi então que Moraes completou: “Porque eu já estou oficiando o governador Tarcisio para informar das suas acusações de ontem. O senhor quer que eu informe mais alguma autoridade sobre suas acusações?”.

Após a sessão, o advogado publicou um vídeo informando que vai notificar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre o ocorrido. Tarcísio de Freitas não se pronunciou sobre as declarações.

Blog Claudio Dantas

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -