A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (22), audiência pública sobre uma grande erosão às margens da BR-040, entre Valparaíso de Goiás e Brasília. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 14.
O debate atende a pedido da deputada Lêda Borges (PSDB-GO). A parlamentar explica que a erosão atinge mais de 500 metros de extensão e 20 metros de profundidade, colocando em risco a integridade da rodovia federal, uma das principais vias de acesso entre o Entorno de Goiás e o Distrito Federal, por onde transitam diariamente mais de 50 mil veículos.
Segundo ela, embora situada em área privada, a erosão é agravada pela falta de infraestrutura de drenagem urbana e pelo despejo de águas pluviais do Distrito Federal, conforme apontado por moradores, autoridades locais e pelo Ministério Público de Goiás. A deputada entende que a situação exige uma articulação entre diferentes esferas de governo, por se tratar de uma conurbação urbana interestadual.
“A relevância nacional do tema se justifica pelo fato de a erosão comprometer a mobilidade urbana regional, dificultar o deslocamento diário de milhares de trabalhadores do Entorno para o DF, e colocar em risco a logística rodoviária nacional”, afirma.
Prefeitura de Valparaíso se manifesta
Enquanto a Audiência Pública acontecia na Câmara Federal, o prefeito de Valparaíso de Goiàs, Marcus Vinícius, ao lado do Senador Vanderlan Cardoso e do Deputado Federal Célio Silveira, anunciava em suas redes sociais que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou que nos próximos dias iniciará os projetos para uma ação emergencial que possa levar a uma solução definitiva ao problema que poderá, inclusive, afetar toda a mobilidade da BR 040.
Fonte: Agência Câmara de Notícias – Foto Jornal Opção