A pouco mais de 14 meses das eleições de outubro, as pedras do tabuleiro político se mexem aceleradamente e de forma positiva, com grandes possibilidades de limitação completa da esquerda no Distrito Federal
A mais recente notícia corrida nos bastidores da política candanga dão conta da possibilidade do ex-desembargador Sebastião Coelho vir a ser um dos postulantes a uma das duas vagas ao Senado destinadas ao DF.
Crítico ferrenho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e destemido em seus posicionamentos contrários às decisões da Suprema Corte, conquistando a admiração não só da população brasiliense, Dr Sebastião, como é conhecido, poderá utilizar dessas prerrogativas e se alinhar ao já definido governador Ibaneis Rocha (MDB) a outra vaga da capital no Senado.
Para o partido Liberal (PL), de Valdemar da Costa Neto e Bolsonaro, o ex-desembargador é um nome de peso que pode vir a agregar muito a legenda aqui no DF. No entanto, já existe um consenso dentro da sigla da composição dos que concorrerão ano que vem pelo Distrito Federal. Ibaneis é o nome forte, sendo que Michelle Bolsonaro ou a deputada federal Bia Kicis podem disputar a segunda vaga.
Pelo que se sabe, e ele também não comenta, Dr Sebastião ainda não tem nenhum compromisso firmado com partidos políticos, apesar de ser claro o forte alinhamento que tem com o partido de Valdemar da Costa Neto. Como o tempo está passando muito rápido, Sebastião Coelho terá que correr para ver qual outra legenda poderia agregar sua candidatura caso o PL não seja a porta a se abrir por acordos prévios já celebrados.
Requisitos para concorrer não faltam a Sebastião Coelho. Profundo Saber Jurídico, currículo invejável e idade dentro dos padrões viáveis a ocupar o cargo, resta-lhe apenas encontrar o caminho que o possibilite concorrer.
Uma pena para o Distrito Federal ser agraciado somente com duas vagas no Senado. Com toda certeza, a vinda de Coelho seria de fundamental importância na composição dos próximos 8 anos para o governo do Distrito Federal.
Aguardemos…
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília