- PUBLICIDADE -

Vaticano divulga primeiras imagens de papa no caixão

Nesta terça-feira (22), o Vaticano tornou pública as primeiras imagens do corpo do papa Francisco, que aparece deitado em um caixão de madeira na Casa Santa Marta, local onde residia dentro do território vaticano.

Francisco faleceu aos 88 anos após sofrer um acidente vascular cerebral e uma falência cardíaca irreversível, conforme atestado emitido pelo médico Andrea Arcangeli, responsável pelos cuidados de saúde no Vaticano. O documento oficial de óbito, divulgado um dia antes, nesta segunda-feira (21), informa que o pontífice entrou em coma antes de morrer, ainda pela manhã.

O anúncio da morte foi feito por Kevin Farrell, cardeal camerlengo da Santa Sé, também nesta segunda-feira. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, declarou o camerlengo por meio de comunicado.

Segundo a nota oficial, Francisco faleceu às 7h35 da manhã, no horário local. “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja”, acrescentou o texto divulgado pelo Vaticano.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano também anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

Traslado para a Basílica de São Pedro

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco.

O rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão ocorreu nesta noite, às 20h locais, na capela do andar térreo da Casa Santa Marta. Foi realizada a leitura do atestado de óbito. O ato foi validado pelo cardeal Farrell, camerlengo. A celebração durou pouco menos de uma hora.

Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e, nesta noite, também no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta. A partir desta noite, os colaboradores têm acesso para uma última saudação ao Pontífice.

Na manhã de amanhã será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual poderá ser definida uma eventual data para o funeral.

Exéquias e sepultamento
No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: CNN; Vatican News)

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -