Durante um almoço oferecido pelos militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, na residência do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL-DF), hoje (06), o governador do DF, Ibaneis Rocha, disse que lançará um concurso público para a categoria com pelo menos 5 mil vagas a serem nomeadas ao longo do tempo
De acordo com o governador, os números de vagas ainda seriam definidos, mas o modelo do concurso seria semelhante aos já realizados por outras instituições, como a Polícia Federal, que lançam concursos com grande cadastro reserva, diminuindo custos e promovendo nomeações com mais agilidade, de acordo com a necessidade.
A ideia é que esse concurso seja lançado até junho próximo, até porque muitos militares devem ir para a reserva remunerada em breve. Disse também que novos estudos estão sendo feitos para que as reduções de interstício acelerem as promoções daqueles que estão na ativa.
“Nós entendemos que o concurso demora muito. O curso de formação também demora muito (…) A gente tem que ter um olhar mais adiante lá para frente para não deixar faltar essa força que é tão importante para as pessoas e para o atendimento à comunidade”, disse Ibaneis.
Sobre o Reajuste
Ibaneis também citou a questão dos reajustes que foram solicitados ao governo federal. Segundo ele, o secretário Ney Ferraz tem mantido diálogos constantes com a União para apresentar os esclarecimentos necessários solicitados pela área federal para justificar a necessidade do reajuste das Forças de Segurança do DF.
“Fizemos todos os cálculos necessários do impacto financeiro e chegamos à conclusão que está dentro dos recursos previstos no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), não havendo nenhum outro impacto que comprometesse esses recursos, já previstos, o que poderá chegar a um aumento de até 40% nos vencimentos dos servidores. Acreditamos que o presidente Lula será sensível ao analisar essa valorização de nossas forças policiais e encaminhará, muito em breve, esse projeto de lei ao Congresso Nacional”, afirmou o governador.
Agradecimento pelas Promoções
O objetivo do almoço na casa do deputado Roosevelt Vilela, no Park Way, foi um gesto de agradecimento das praças militares do Corpo de Bombeiros pela promoção de 588 praças, dos quais 249 saíram da condição de 1º sargento a Subtenentes. “Essa foi a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros. Esses guerreiros chegaram a última graduação de praça e no próximo dia 21 de abril teremos a promoção dos oficiais que pode chegar a aproximadamente 400 promoções. E óbvio, não podemos esquecer que ano passado nosso governador concedeu mais de 2.800 promoções dentro da corporação”, destacou Roosevelt.
Roosevelt vibrou com o anúncio da redução do interstício e o novo concurso, anunciadas por Ibaneis Rocha. “É uma necessidade imensa. Isso demonstra que o governo tem sensibilidade e conhece e as Forças de Segurança. Lançando o concurso agora esses novos bombeiros só estarão nas ruas em 2028. É um processo muito longo”, explicou.
Hoje, para se formar um bombeiro militar o tempo de conclusão do curso chega a 10 meses, findando com um profissional técnico e capacitado para o atendimento à comunidade.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília