Durante a assinatura de decretos em evento da posse presidencial nos Estados Unidos, Donald Trump disse, em resposta à jornalista brasileira Raquel Krähenbühl, que o Brasil e a América Latina precisam mais dos EUA, e que os EUA não dependem deles. Ele reafirmou que espera que a relação com o Brasil e com a América Latina seja ótima: “Ótima, deve ser ótima”.
“Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles. Não precisamos deles, eles precisam de nós. Todos precisam de nós”, disse o mandatário americano. Anteriormente, a jornalista mencionou que o Brasil e a China têm proposta conjunta para promover uma conversa entre a Ucrânia e a Rússia. “Isso é bom, estou pronto!”, responde Trump.
Em seguida, é questionado sobre quando irá conversar com o presidente Lula. “Como o Brasil foi envolvido? Isso é novo”, rebate Trump. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que torce por uma “gestão profícua” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu segundo mandato.
Em discurso na abertura da reunião ministerial, na manhã desta segunda, Lula minimizou o impacto da eleição de Trump sobre a democracia mundial e afirmou que o Brasil “não quer briga” com ninguém.
ASSISTA: