- PUBLICIDADE -

Globo recebe R$ 177,2 milhões da Secom de Lula em menos de 2 anos

Valor supera os R$ 177 milhões recebidos pela emissora em 4 anos de governo Bolsonaro

Em menos de dois anos, a TV Globo já recebeu 177,2 milhões de reais em publicidade do governo Lula (PT), cerca de 200 mil reais a mais do que havia recebido nos quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro, registrou a Veja.

Segundo a revista, a emissora da família Marinho foi a principal beneficiada com contratos de publicidade firmados pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2024, com cerca de 87,2 milhões de reais.

O montante ultrapassa os 86,3 milhões de reais contratados ao longo de 2022, ano em que a emissora mais fechou contratos com governo Bolsonaro.

Globo recebe mais do que as outras somadas

Os contratos da Secom indicam que a Globo recebeu 53% dos 164,4 milhões de reais gastos pelo governo federal com inserções publicitárias nas principais emissoras do país entre janeiro e outubro.

O valor é superior à soma dos contratos firmados com todas as outras 17 redes televisivas.

Em 2023, a emissora fechou contratos que totalizaram 130,5 milhões de reais com o governo, superando os 127 milhões distribuídos entre todas as TVs pela Secom de Bolsonaro em 2019.

E as outras emissoras?

A TV Record ocupa a segunda posição na lista das emissoras mais favorecidas pela Secom, com 35,8 milhões de reais em contratos em 2024. O valor representa uma queda em relação aos 41,1 milhões obtidos em 2023.

Durante os anos iniciais da gestão Bolsonaro, especialmente entre 2019 e 2020, a Record liderou em recebimento de verbas publicitárias federais. Desde então, tem perdido espaço na preferência da Secretaria de Comunicação, sobretudo no governo Lula.

Completam o ranking das cinco emissoras com maiores contratos publicitários com o governo federal em 2024: SBT, que recebeu 23,2 milhões de reais; Grupo Bandeirantes, com 11,7 milhões de reais; e RedeTV!, que fechou contratos somando 2,1 milhões de reais.

O Antagonista, com seu jornalismo independente e vigilante, não aceita verba de publicidade federal de qualquer governo.

Com informações do O Antagonista

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -