A cerimônia de formatura ocorreu nesta terça-feira, na Candangolândia; programa já capacitou mais de 12 mil alunos desde sua criação, em 2022
Mais uma turma do programa QualificaDF Móvel se formou, em cerimônia realizada nesta terça (27), na Candangolândia. Iniciativa inovadora do Governo do Distrito Federal (GDF) que leva cursos de formação em quatro unidades móveis equipadas com infraestrutura moderna, o programa visa proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Ao oferecer formação profissional em áreas com alta demanda, o programa contribui para a redução do desemprego e para o fortalecimento da economia local. Além disso, promove a inclusão social, permitindo que pessoas de diferentes origens e condições sociais tenham acesso às mesmas oportunidades. Desde que foi criado, em 2022, o programa já capacitou mais de 12 mil alunos.
“É um projeto imenso para quem sabe aproveitar a oportunidade. Saio daqui grata e qualificada para o mercado de trabalho”, Ingrid Silva, formanda
“Quando a gente qualifica, a gente cria oportunidades”, avalia a vice-governadora Celina Leão. “O nosso governo é o governo que mais qualificou pessoas na história do Distrito Federal. Conseguimos algo que nos enche de orgulho. Nós tivemos uma das menores taxas de desemprego da história do DF. Não queremos apenas qualificar a população; a gente quer acompanhar passo a passo.”
Uma das formandas da noite desta terça, Ingrid Silva, lembrou que o programa é uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho: “O Qualifica para mim foi algo grandioso. É um projeto imenso para quem sabe aproveitar a oportunidade. Eu fiz o curso de design de sobrancelhas e de maquiadora, e hoje sou profissional, estou muito realizada. Saio daqui grata e qualificada para o mercado de trabalho”.
Como participar
Para concorrer às vagas do QualificaDF Móvel, o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país, ter mais de 16 anos e ser beneficiário do seguro desemprego, desempregado, trabalhador informal ou cidadão idoso de até 70 anos.
*Com informações da Vice-Governadoria do DF