Considerada um berço do cenário político de Goiás e a terceira em renda para o Estado, quem acha que as eleições de 2024 em Valparaíso irão deixar de influir na capital goiana, está muito enganado
Não será fácil, principalmente com tantos “forasteiros” que só aparecem em períodos eleitorais, como é o caso da pré-candidata Maria Yvelônia, ex-secretária Nacional de Assistência Social do governo Bolsonaro.
Apagada no cenário nacional durante o governo Bolsonaro, eis que surge Yvelônia como a salvadora da pátria da população de Valparaíso de Goiàs, a terceira força dentro do Estado.
Apesar de Wanderley Tavares, presidente do Republicanos no DF ter negociado o partido com Leda Borges, deputada do PSDB federal por Goiás, em troca do voto dela ao presidente nacional da legenda, que é candidato à presidência da Câmara dos Deputados Federal, nada está de martelo batido.
Yvelônia é uma candidata oportunista que só aparece em períodos eleitorais, segundo fontes ouvidas pelo portal. Não mora na região e aproveita sua mídia bolsonarista para tirar proveito da atual situação. Portanto, com poucas chances, já que o eleitorado está vacinado para essas situações.
Na mesma balada segue a deputada federal Leda Borges que tenta, a todo custo, emplacar seu candidato Zé Antonio (PL). Leda perdeu a credibilidade do eleitorado Valparaisense a muito tempo e são mínimas as chances dela emplacar seu candidato que, inclusive, já foi funcionário de Pabio Mossoró, atual prefeito de Valparaíso.
A pré-candidata Yvelônia, apesar de tudo, terá sua candidatura homologada pelo seu partido, o Solidariedade, um partido até então desconhecido pelo eleitorado, no próximo dia 1º de agosto, durante as convenções partidárias obrigatórias.
Na segunda via, já que Marcus Vinícius declarou ter sido apoiado pelo atual governador e possível candidato à presidência da república, Ronaldo Caiado, sua pré-campanha anda de vento em pola.
Durante sua gestão como secretário de obras do município, Marcus Vinícius conseguiu obter muitos dividendos, mesmo com a tentativa da oposição em desqualifica-lo e tentar incriminá-lo.
Em vídeo recente publicado nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) declarou explicitamente seu apoio ao pré-candidato Marcus Vinícius (MDB), assim como o vice-governador Daniel Vilela (MDB) para a prefeitura de Valparaíso. Com o apoio de Caiado, muito dificilmente algum outro candidato obterá êxito.
Segundo as próprias palavras do pré-candidato Marcus Vinicius, “Temos visto, nas pesquisas, que o governador conta com aproximadamente 80% de aprovação em Valparaíso. Então, é um apoio muito importante e isso mostra que as principais lideranças, tanto de Goiás, como do Distrito Federal – que é o caso de Ibaneis, que também estará conosco aqui –, estão juntos nesse projeto, não só para vir para a rua agora na eleição, conversar e dialogar com a comunidade, mas também ajudar a governar e resolver os principais problemas da cidade nos próximos anos”, frisou.
No próximo domingo, dia 04, haverá a convenção do partido para a escolha de seu candidato a prefeito e seu vice. Nos bastidores, comenta-se que a ex-secretária de Educação Rudilene Nobre é uma forte candidata a ocupar o cargo, apesar do presidente licenciado da Câmara Municipal do Município, Alceu Gomes, ser um nome que concorre ao mesmo cargo. Caiado, que estará presente, definirá qual será o melhor nome para compor a chapa já que uma das exigências do mandatário de Goiás é que a vice, ou o vice, seja genuíno de seu partido, o União Brasil.
Pelo visto, até lá, muita água ainda irá rolar por baixo dessa ponte.
Da redação,
Por Jorge Poliglota…