Em meio à queda de popularidade de Lula (PT), o Palácio do Planalto planeja concluir até o final de maio a maior licitação da história da Esplanada para o setor da comunicação. A Secretaria de Comunicação Social (Secom), de Paulo Pimenta, gastará 200 milhões de reais para combater a desinformação e as fake news (dos outros).Em meio à queda de popularidade de Lula (PT), o Palácio do Planalto planeja concluir até o final de maio a maior licitação da história da Esplanada para o setor da comunicação. A Secretaria de Comunicação Social (Secom), de Paulo Pimenta, gastará 200 milhões de reais para combater a desinformação e as fake news (dos outros).
Segundo O Globo, 24 empresas ou consórcios disputam a licitação para executar serviços que vão do mapeamento de influenciadores à análise de ‘sentimentos’ dos brasileiros nas redes sociais.
“A licitação está em fase final e a partir do mês de maio, no máximo, o governo vai ter uma ferramenta nova que vai permitir essa agilidade”, afirmou Paulo Pimenta em entrevista à Globonews em 29 de março.
“Eu tenho a expectativa de que com o [contrato] digital a gente vai dar um salto grande de qualidade”, acrescentou.
O edital
Com apenas cinco páginas, o briefing da disputa é bastante conciso e propõe às empresas a elaboração de um plano para esclarecer a população o impacto da desinformação no cotidiano da sociedade, incentivar a denúncia de fake news e a construção de uma “educação midiática”.
“Na parte dedicada às diretrizes do plano, lê-se apenas ideias genéricas, como ‘ressaltar o compromisso do governo federal no combate da disseminação de fake news e desinformação’”, diz o jornal.
A escolha das quatro empresas vencedoras da licitação ocorrerá pelo critério técnico, e não de preço, por ser, segundo a Secom, uma “proposta de cunho intelectual”.
Desconfiança
Quando ouve falar em 200 milhões de reais do governo do PT para agência de publicidade, O Antagonista lembra que, no mensalão, a propina era escoada para os bolsos dos parlamentares a partir de contratos com uma agência de publicidade, comandada por Marcos Valério.
Em 2005, o publicitário Duda Mendonça, marqueteiro de Lula em 2002, admitiu à CPI dos Correios ter recebido 10,5 milhões de reais de Marcos Valério em um paraíso fiscal no exterior. Posteriormente, foi descoberto que o uso de contratos de publicidade para fins ilícitos ocorreu também quando João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, recebeu 50 mil reais para dar “tratamento privilegiado” a Marcos Valério em licitação vencida pela agência de publicidade SMP&B, pertencente ao empresário mineiro.
Além de Valério, os publicitários Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato desviaram mais de 70 milhões de reais do BB.
Lula derrete
Pesquisa Atlas Intel, divulgada em 7 de março, mostra que a avaliação dos brasileiros sobre o governo Lula caiu em todas as áreas em 2024.
“Vista como uma âncora de sustentação da aprovação do governo, a imagem negativa de Lula superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez desde agosto de 2022”, destacou o instituto.
Hoje, a imagem de Lula é negativa para 49%, enquanto a positiva está em 47%. Em janeiro era positiva para 53% e negativa para 45%.
Quedas
Entre janeiro e março, as avaliações positivas, “ótimas” e “boas”, caíram de 40% a 28% em “Justiça e combate à corrupção” e de 36% a 24% em segurança pública.
Essas foram as quedas mais vertiginosas.
A derrocada foi de 47% para 38% sobre relações internacionais, de 38% a 30% sobre “Responsabilidade fiscal e controle de gastos”, de 48% a 41% sobre “Direitos Humanos e igualdade racial”, e de 36% a 24% sobre meio ambiente.
Nesse meio tempo, as avaliações negativas, “ruins” e “péssimas”, decolaram. A avaliação negativa sobre segurança pública subiu 14 pontos, de 52% a 66%.
Fonte: O antagonista