Sessão Solene destaca a importância do voluntariado em áreas prioritárias, apoiando especialistas que doam tempo e habilidades para apoiar causas essenciais
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) comemora o Dia Internacional do Voluntário em uma sessão solene marcada para esta terça-feira (5), às 9h30. O evento presta homenagens a uma variedade de especialistas que dedicam seu tempo de forma voluntária na área da saúde. A idealizadora da iniciativa, a deputada Dayse Amarílio (PSB), ex-enfermeira obstetra, destaca a grande relevância dos voluntários que atuam em setores prioritários como saúde e educação, ressaltando o compromisso desses indivíduos em apoiar pessoas e causas.
“É crucial estimular a disseminação do espírito de solidariedade pelo mundo por meio de diferentes ações realizadas por voluntários, pessoas que colocam suas habilidades e dons a serviço de uma causa ou necessidade. Aqui no Distrito Federal, contamos com uma rede de voluntários que envolve trabalhos de excelência na saúde pública do nosso capital, contribuindo para a garantia e o exercício dos direitos dos cidadãos”, destacou a deputada.
O Dia Internacional do Voluntário, realizado em 5 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, com o propósito de incentivo e promoção de ações voluntárias em todo o mundo. Após a sessão solene, serão concedidas moções de louvor em reconhecimento ao trabalho de alguns voluntários que prestam serviços nas unidades de saúde da capital.
Diversas personalidades foram convidadas para a solenidade, incluindo a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP); diretora clínica do Instituto GRUPEDH, Dra. Karla Daniela Ferreira; a gerente multiprofissional, Dra. Nieja Bartira Rocha Nogueira; o gerente-geral de Assistência do Hospital de Base, Guilherme Porfirio Pereira Lisboa; o diretor presidente do Instituto de Gestão Estratégica (Iges) DF, Juracy Cavalcanti; o diretor de Assistência à Saúde e superintendente interino do Hospital de Base, Rodrigo Conti; e a secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. A solenidade também contará com a presença de associações de diversas instituições, pacientes, profissionais de saúde e especialistas na temática do voluntariado.